Saúde ampliará a vacinação às pessoas de 59 anos sem comorbidades Externa

Com a expectativa de um novo recebimento de vacinas para esta semana, a Secretaria de Saúde iniciará a vacinação das pessoas de 59 anos sem comorbidade, retomando o processo de imunização por idade. O cadastramento e agendamento estarão disponíveis para esse novo público a partir desta sexta-feira (04) no site vacina.saude.df.gov.

De acordo com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o DF abriga 27,4 mil pessoas nesta faixa etária. Muitas delas já realizaram o cadastramento e algumas até já foram vacinadas em outros grupos prioritários, como o de profissionais de saúde, de segurança ou portadores de comorbidades, por exemplo.

Além da nova faixa etária, a vacinação também será estendida aos pacientes acima dos 18 anos com comorbidades e também para pessoas com deficiência sem cadastro no BPC. Quem tem comorbidades acima de 18 anos está apto a realizar o cadastramento desde o dia 4 de maio e agora poderá fazer agendamento a partir da próxima sexta-feira. Já as pessoas com deficiências que não são cadastradas no BPC poderão fazer cadastramento no site da Secretaria de Saúde a partir de amanhã, terça-feira (1/6), às 9h, e o agendamento poderá ser feito na próxima semana, em data e horário que serão divulgados pela Secretaria de Saúde.

De acordo com o secretário Osnei Okumoto, a ampliação se dá tendo em vista o número de agendamentos registrados na última semana. Em entrevista coletiva, o secretário também explicou a necessidade de agendamentos para os novos grupos. “Será necessário para que a gente possa ordenar melhor a distribuição das pessoas aqui no Distrito Federal. Temos observado a necessidade de fazer este atendimento com mais tranquilidade, sem que haja aglomeração, possibilitando mais segurança, mais eficiência e tranquilidade”, afirmou Okumoto.

Profissionais de Saúde

Mais uma vez, a Secretaria de Saúde registrou uma baixa nos agendamentos das doses destinadas aos profissionais de saúde com registro nos conselhos das classes. Sendo assim, o Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 decidiu que o agendamento deste grupo será encerrado nesta terça-feira (01), às 23h59m.

As doses restantes serão usadas para as novas ampliações. A medida ocorre levando em consideração que todos os Conselhos encaminharam listas atualizadas na semana passada.

Educação

Novas doses também serão destinadas ao grupo de profissionais de educação. Nesta segunda-feira, foi possível vacinar 600 profissionais na UBS nº 2 do Guará, devido às doses que sobraram da semana passada.

Das 5 mil doses reservadas ao grupo, 4.600 foram administradas em profissionais da educação que procuraram a unidade até a última sexta-feira (28), restando as 600 vacinas que foram aplicadas no dia de hoje. Um novo cronograma será elaborado para atender o grupo e divulgado nos próximos dias.

Guilherme Pereira, da Agência Saúde DF
Foto Breno Esaki / Agência Saúde D
Acesse outras notícias aqui.
Acesse a galeria de fotos  aqui
Siga as redes sociais da Secretaria de Saúde:
Instagram / Twitter: @secsaudedf
Facebook: @sesdistritofederal