Saúde apoia assistência às vítimas da barragem em Brumadinho (MG)

O Ministério da Saúde se solidariza com todas as famílias das vítimas afetadas pelo desastre do rompimento da barragem em Brumadinho.

O Ministério da Saúde está integrado ao governo de Minas Gerais para prestar assistência à população atingida pelo rompimento da barragem, em Brumadinho (MG), e garantir a melhor atenção à saúde da população atingida pelo desastre.

O secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Francisco de Assis, está em Belo Horizonte (MG) compondo o gabinete de crise junto ao governo do Estado.

A pasta colocou à disposição a Força Nacional do SUS, kits de emergência (medicamentos e materiais de primeiro socorro) e outros insumos, como vacinas. Cada kit pode atender até 500 pessoas.

Além disso, todas as equipes do SAMU 192 da região estão mobilizadas para eventuais deslocamentos e atendimentos necessários. Ainda, 150 leitos hospitalares estão disponíveis.

Nessa primeira fase da Vigilância em Saúde, as equipes buscam por sobreviventes ou pessoas isoladas pelo rompimento da barragem. Estão sendo dimensionadas a necessidade de suprimentos, abrigos e atendimento para a população da região.

A segunda fase será o acompanhamento da contaminação dos recursos hídricos, em especial a situação das águas do rio Paraopeba que abastece cidades da região.

Da Agência Saúde
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580/2745