Saúde apresenta resultados referente ao segundo triênio do projeto PlanificaMS

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza nesta quarta-feira (15) o ‘II Seminário Estadual PlanificaSUS – MS: a organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária à Saúde’. O evento objetiva apresentar os resultados referentes ao segundo triênio (2021-2023) das atividades desenvolvidas através do PlanificaMS nos municípios que fazem parte das microrregiões de saúde de Aquidauana e Jardim.

Comporão a mesa de abertura do seminário o secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões e o coordenador nacional do PlanificaSUS, Márcio Paresque. O evento tem início às 8 horas no auditório I da Unigran Capital e é destinado aos gestores de saúde, técnicos e tutores dos municípios de Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho e representantes dos municípios-sede das outras regiões de saúde.

Segundo a coordenadora de ações em saúde, Karine Cavalcante da Costa, o PlanificaMS é uma estratégia, uma metodologia que prevê a organização da Rede de Atenção à Saúde e traz ferramentas para integrar dois pontos de atenção – a APS (Atenção Primária à Saúde) e a AAE (Atenção Ambulatorial Especializada).

Neste segundo triênio, a especialista em Gestão de Projetos, Emanuelle Brasileiro, e a consultora em Gestão de Planificações, Patrícia Veras, ambas pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, trabalharam junto aos profissionais de saúde dos municípios das microrregiões de Aquidauana e Jardim no que cerne o aperfeiçoamento do cuidado para que os usuários tenham um plano de cuidado dentro da atenção primária. No decorrer do segundo triênio do projeto foram apresentados indicadores para que cada unidade trabalhe com seu monitoramento e avaliação, com o autocuidado apoiado da pessoa se cuidar junto com a estratégia de saúde da família.

“Neste seminário vamos expor um apanhado de tudo que construímos, citar os resultados de tudo que trabalhamos na qualificação desse cuidado, porque no primeiro triênio nós mexemos muito com a base: cadastro, território, qualificação de visita domiciliar, vacinação e estratificação de risco e neste triênio o foco foi a qualificação do cuidado: o usuário ter um plano de cuidados dentro da Atenção Primária em Saúde”, conclui a consultora, Patrícia Veras.

PlanificaSUS

O PlanificaSUS é um projeto proposto pelo CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) que apresenta, como área técnica responsável, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde por meio da Coordenação Geral de Garantia de Atributos de Atenção Primária à Saúde do Departamento de Saúde da Família e, como área de atuação, a de Desenvolvimento de Técnicas e Operação de Gestão em Serviços de Saúde.

O projeto é executado pela SBIBAE (Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein) e tem como objetivo implantar em larga escala a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde (PAS), em regiões de saúde dos Estados, fortalecendo o papel da APS e da AAE na organização da RAS (Rede de Atenção à Saúde) no SUS (Sistema único de Saúde).

Serviço

A Unigran Capital está localizada a rua Abrão Júlio Rahe, 325 – Centro.

Comunicação SES/MS

Foto: Arquivo