Saúde celebra o Dia da Mulher com música e apresentação de plantas não convencionais

Evento visa destacar a importância do trabalho da mulher para o êxito das ações desenvolvidas pela SES-GO. Programação terá pronunciamentos, apresentação cultural, informação e degustação com plantas alimentícias não-convencionais 

A programação também conta com momento para Práticas Integrativas Complementares, dança circular e declamação de poesias

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) preparou uma cerimônia festiva na manhã desta quarta-feira, 8 de março, às 9 horas, para enaltecer a importância da mulher no êxito das ações planejadas e executadas pela Pasta. O Dia Internacional da Mulher será comemorado com palavras afetuosas, música, informação e degustação de produtos preparados com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS).

A cerimônia acontecerá no hall da SES-GO, com a presença do secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio; da subsecretária de Saúde, Anamaria Arruda; dos superintendentes, coordenadores e servidores da Pasta. A coordenadora de Humanização da SES-GO, Salette Paulino, destaca que, por meio da solenidade, a SES-GO visa homenagear e ao mesmo tempo agradecer o profissionalismo e empenho das mulheres que trabalham em todas as áreas da Secretaria. Tanto em cargos de chefia quanto na execução de atividades de rotina.

O evento terá a apresentação cultural feita pelos servidores Daya Larissa Freitas Garcia e Almeida e Leonardo Vergara, lotados na Gerência de Cuidados a Populações Específicas. Eles vão cantar, juntos, sucessos da MPB e de outros estilos musicais. Daya Almeida também vai proclamar poesias. A intenção é sensibilizar e animar os participantes e valorizar o talento dos servidores presentes.

Benefícios das PANCS

A farmacêutica do Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Renata Kelly Nascente, fitoterapeuta e pesquisadora das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) fará uma apresentação sobre as características e benefícios do uso regular dessas plantas como ingredientes para a preparação de sucos, lanches e refeições. Na sequência, haverá uma degustação de produtos preparados com PANCS.

Entre as plantas a serem usadas na preparação dos alimentos, Renata Nascente destaca a oro pro nobis, caruru, taioba, capuchinha, semente de girassol, semente de abóbora, inhame, mandioca, batata doce laranja, ervas aromáticas, cacau e cúrcuma. Os produtos a serem preparados com as PANCS são vegetarianos e sem uso de ingredientes industrializados. Serão expostos à degustação o leite vegetal, pestos, patês integrais com PANCS, bolinhos com PANCS e bolo com castanhas e PANCS.

Práticas integrativas

O Dia Internacional da Mulher também será celebrado na Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais) da SES-GO, no Setor Sul. As comemorações vão acontecer nos dias 8, 9 e 10 de março. Além de homenagear as mulheres que trabalham na Superintendência, as ações visam informar os servidores sobre as alterações decorrentes da reforma administrativa na SES-GO, entre as quais a incorporação da Gerência de Cuidados a Populações Específicas e Gerência de Saúde Mental à Spais.

No dia 8, às 9 horas, serão realizadas ações de Práticas Integrativas Complementares, entre as quais aurículoterapia, thetaHealing e homeopatia para dengue. Já na quinta-feira, também às 9 horas, os servidores serão contemplados com uma apresentação de dança circular no mezzanino do prédio. As celebrações relativas ao Dia da Mulher na Sais prosseguem no dia 10 de março, sexta-feira, das 8 às 10 horas, com sessões de constelação familiar pela coordenação das PICs.

Texto: Maria José Silva/Comunicação Setorial
Foto: SES-GO