Saúde é tema do segundo seminário preparatório do IX Congresso Interno da Fiocruz, com conferência de Naomar de Almeida Filho 

O futuro dos sistemas universais de saúde e do SUS, tendo em vista as transformações científicas, tecnológicas e sociais; o quadro epidemiológico atual e as condições de saúde das populações; e a relação público-privado na saúde serão alguns dos pontos em debate no seminário Desafios da Saúde e a Fiocruz do futuro, que terá como conferencista o professor Naomar de Almeida Filho, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Instituto de Estudos Avançados da USP.

O seminário, que será realizado em 06/10/2021, das 14h às 17h, é o segundo de uma série de quatro eventos preparatórios do IX Congresso Interno da Fundação Oswaldo Cruz – instância máxima de representação, que definirá as grandes teses e diretrizes para os próximos quatro anos da instituição. A transmissão do seminário será pelo canal da Vídeo Saúde no Youtube e qualquer pessoa pode se conectar e acompanhar.

Participarão como debatedores à exposição de Naomar de Almeida Filho a pesquisadora e vice-diretora de Pesquisa e Inovação da Ensp/Fiocruz, Luciana Lima, e o pesquisador emérito da instituição Samuel Goldemberg. A mediação será do coordenador do CEE, Carlos Gadelha.

primeiro evento da série, sobre o mundo do trabalho, foi realizado em 15/9. Até 10 de novembro de 2021, serão realizados os outros dois com os temas:  Desafios da Mudança climática e do ambiente e a Fiocruz do futuro; e Desafios da Ciência e da Inovação e a Fiocruz do futuro. A organização é do Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz).

“É preciso ter ousadia para pensar a saúde fora da caixa, entender a saúde como base de um novo projeto nacional de desenvolvimento, que alia ciência, inovação e sustentabilidade, na garantia do direito à vida e à felicidade, como uma atualização do projeto Fiocruz”, convida Gadelha, à frente da organização dos seminários preparatórios e da produção de sumários sobre os pontos fundamentais de cada uma das discussões. Os sumários servirão de suporte para o documento de referência do IX Congresso Interno, cuja plenária se realizará nos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2021.

 Sobre o professor Naomar de Almeida Filho       

Professor titular de Epidemiologia, aposentado, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, foi reitor da universidade no período 2002-2010. Exerceu a mesma função também na Universidade Federal do Sul da Bahia (2013-2017). Doutor honoris causa da McGill University, no Canadá, foi professor visitante em universidades como UNC-Chapel Hill, UC-Berkeley e Harvard, nos EUA; Universidad Nacional de Lanús, na Argentina; e Université de Montreal, também no Canadá.

Naomar é autor de livros sobre metodologia e epistemologia no campo da Saúde Coletiva e, atualmente, é professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da USP, titular da Cátedra de Educação Básica, na qual desenvolve estudos sobre a relação entre universidade, História e sociedade.

Congresso Interno da Fiocruz 

A cada quatro anos, desde 1988, na gestão do sanitarista Sergio Arouca, delegados eleitos pelas diferentes unidades da Fiocruz reúnem-se no Congresso Interno da instituição, para deliberar sobre o regimento interno, propostas de alteração do estatuto e assuntos estratégicos relacionados ao projeto institucional.

A realização do Congresso Interno na Fiocruz orienta-se pela afirmação de valores humanistas, dos direitos sociais e trabalhistas, traduzidos na frase democracia é saúde, que pautou a histórica 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986.

Seminários preparatórios do IX Congresso Interno da Fiocruz

Desafios da Saúde e a Fiocruz do futuro

Conferencista: Naomar de Almeida Filho

Debatedores: Luciana Lima, vice-diretora de Pesquisa e Inovação da Ensp/Fiocruz; Samuel Goldemberg, pesquisador emérito da Fiocruz.  

Data: 06/10/2021

Hora: 14h às 17h

Transmissão: YouTube VídeoSaúde Distribuidora da Fiocruz
https://youtu.be/32NsLLPqO3g