“É um tema importantíssimo, mas pouco conhecido. Em um estudo feito por uma sociedade médica nos Estados Unidos foi mostrado há 20 anos que eventos adversos eram a terceira causa de mortes. Isso tomou uma dimensão global, e foi criado a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, que dá direcionamento para as instituições com intuito de minimizar riscos de erros na assistência. O objetivo dar ciência à sociedade sobre a importância de uma sistematização do cuidado, tornando o tema mais conhecido de todos”, disse.
Com a pandemia do coronavírus, os profissionais, segundo Nírley Borges, estão em constante pressão, com o aumento dos riscos de contrair a doença e também de levar para a família, ficando muitas vezes abalados psicologicamente com exposição.
“O Slogan: Trabalhadores da Saúde Seguros , Pacientes seguros da campanha trata exatamente sobre isso. Além da transmissão vamos fazer vídeo com três profissionais da área com objetivo de mostrar as experiências e fortalecer a discussão. Serão convidadas profissionais que se destacaram nos serviços de saúde com os seus trabalhos nos Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), a exemplo das gerente de enfermagem do Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Cirurgia, Juliana Cabral, da enfermeira do NSP do Hospital Primavera, Verônica Taynã de Oliveira e da supervisora de qualidade do Hospital São Lucas, Camila Guimarães”. finaliza.