Saúde Mental: Governo do Amapá entrega Caps Gentileza totalmente revitalizado

Agora, o Centro conta com 28 novas salas preparadas para atender, mensalmente, 10 mil pacientes.
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gentileza está localizado no bairro Jesus de Nazaré, em Macapá. Foto: Gabriel Maciel

O Governo do Estado entregou na terça-feira, 13, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gentileza totalmente revitalizado, com 28 novas salas e capacidade para atender o fluxo mensal de 10 mil pacientes com possíveis transtornos psicológicos.

Com as novas adaptações, o Caps ganhou salas climatizadas, rampas de acessibilidade para cadeirantes, piso tátil, banheiros adaptados, recepção, refeitório, área externa, sala administrativa, além de sala de reuniões, arquivo e farmácia.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes, essa entrega fortalece a rede estadual de atendimento psicossocial, pois com os novos espaços, os usuários poderão ter um atendimento mais acolhedor e humanizado.

“Temos uma equipe de 60 servidores capacitados para receber esse paciente e dar todo apoio necessário que ele precisa, através de atendimento médico, fisioterapia, psicossocial e entre outros. O próximo passo agora é ampliar os serviços do Caps Gentileza para atendimento 24h”, frisou o gestor.

A paciente Joanise Neves faz acompanhamento no Caps gentileza há cinco anos. Durante esse período ela revelou que os atendimentos foram essenciais para que ela pudesse retornar com sua rotina.

“Eu passei por uma depressão severa e após ter um surto, fui encaminhada para tratamento no Caps. Cheguei aqui muito desorientada, passei por acompanhamento, fui apresentada a diversas oficinas e com o tratamento, foi possível voltar a ter uma vida normal. Hoje tenho minha família completa, com meu marido e minha pequena filha”, declarou Joanise.

O Caps Gentileza é referência em tratamento para pacientes a partir de 18 anos que sofrem de transtorno mental severo e persistente. A unidade fica localizada no bairro Jesus de Nazaré em Macapá, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Para receber os serviços multiprofissionais como consulta médica, enfermagem, atendimento psicológico, atendimento de fisioterapia, serviço social e fonoaudiólogo, basta que a pessoa se dirija até o local e solicite os serviços, sem que seja necessário um encaminhamento.

Rede de Atendimento

No Amapá, na rede estadual de Saúde, a população pode contar com uma rede de atendimento voltada para a estabilização e acompanhamento dos pacientes.

Nos casos de pacientes em crise ou surto, o primeiro atendimento acontece no Hospital de Emergência (HE), em Macapá, que oferta 24 horas serviços de atendimento psicológico para casos de urgência e emergência, como crises de ansiedade, depressão, abuso ou qualquer tipo de violência e traumas psicológicos, além de tentativas de suicídio.

O paciente pode ficar internado na unidade por até 72 horas ou até ser estabilizado. Caso ele necessite continuar internado, será encaminhado para a Enfermaria Psiquiátrica do complexo do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), onde funciona o Ambulatório de Saúde Mental.

Em todo o estado existem 9 unidades do Caps, onde quatro deles estão localizados na capital e os demais estão distribuídos pelos municípios de Oiapoque, Santana, Laranjal do Jari, Porto Grande e Mazagão.

Fonte: Por: Jamille Rosa – SES/AP