Saúde oferece curso sobre protocolo de atendimento para coronavírus

Curso foi oferecido para profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

“Ninguém está totalmente preparado para uma pandemia de um vírus que não existia até então”, disse o médico infectologista Thor Dantas, durante curso para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sobre o protocolo de atendimento para caso suspeito do coronavírus (Covid-19).

Com o recente caso confirmado da doença no Brasil, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), buscou prontamente qualificar os profissionais de saúde para que saibam o protocolo correto a seguir diante de um caso suspeito. O curso teve início na última quinta-feira, 27, na sede do Samu, em Rio Branco.

Cerca de 25 profissionais participaram do primeiro dia de curso Foto: Junior Aguiar/Sesacre

“É importante ter padronização. Todo mundo tem lido muito sobre coronavírus, tem muita informação circulando, muitos protocolos. Então, o que estamos fazendo é dar uma repassada e uniformizar os conceitos e condutas com todo mundo”, explicou Thor Dantas.

A ideia, segundo o médico infectologista é fazer uma capacitação dialogada. “A gente simula uma situação real e a gente vê como cada um se colocaria diante dessa situação. Depois a gente volta e coloca os conceitos, protocolos e voltamos a dialogar com outras situações”, pontuou Thor Dantas.

Segundo o coordenador do Samu, Pedro Pascoal, os profissionais são os que fazem o primeiro atendimento móvel quando solicitado, em casos de suspeita, por exemplo. Assim, o curso torna-se ainda mais importante, pois o Acre faz fronteira com outros países.

“O estado do Acre faz fronteira com outros países e por isso estamos redobrando a atenção. O Samu oferece um papel importante nesse cenário porque todas as transferências de pacientes são realizadas por nós”, destacou Pedro Pascoal.

O objetivo é preparar os profissionais da Saúde de todos os municípios. Dessa maneira, o curso deve se estender por mais 10 dias, até atingir todas as cidades acreanas e garantir o protocolo correto, caso surjam casos no Estado.

Participaram desse primeiro dia de curso cerca de 25 profissionais de Rio Branco a Manoel Urbano, entre eles, médicos, enfermeiros, condutores socorristas e técnicos de enfermagem. No Juruá, as orientações devem ocorrer na próxima semana.

Prevenção – Etiqueta respiratória:

  • Em caso de gripe e resfriados permanecer em casa para que outras pessoas não sejam infectadas;
  • Lavar as mãos constantemente sempre que levá-las ao rosto;
  • Usar álcool 70 para limpar as mãos antes de levá-las ao rosto;
  • Usar máscaras em ambientes cheios e fechados;
  • Caso apresente sintomas, use máscara;
  • Limpar com álcool objetos que mantenha contato frequente;
  • Evitar tocar nariz, boca e olhos sem antes lavar bem as mãos.
Fonte: Ascom SES/AC