Saúde promove testes rápidos na Capital

No Dia Mundial da Tuberculose, exames para detecção de HIV, sífilis e tuberculose, serão oferecidos gratuitamente para população na Consolação

Assessoria de Imprensa SES/SP

Nesta sexta-feira, 22 de março, o Centro de Referência e Treinamento (CRT) em DST/Aids e o Instituto Clemente Ferreira, órgãos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, promoverão testes rápidos para detecção de HIV, de sífilis e de tuberculose no centro da capital paulista. Os resultados dos exames serão obtidos em torno de 1 hora.

A ação marca o Dia Mundial da Tuberculose e tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce, especialmente entre as populações mais vulneráveis (homens que fazem sexo com homens, gays, travestis, transexuais e profissionais do sexo). Todos esses testes são simples, rápidos e indolores, realizados com privacidade e sigilo.

Segundo a diretora do Instituto Clemente Ferreira, Aglae Gambirasio, como 12% dos pacientes com tuberculose são portadores do vírus da aids no Estado e é importante oferecer o teste anti-HIV para a população.

“O oferecimento do teste anti-HIV faz parte dos protocolos de atendimento ao portador de tuberculose e de sífilis”, observa Aglaé.

No que se refere a aids, foram notificados 217.390 casos no estado, entre 1980 a junho de 2012. Embora o patamar de novas infecções esteja estável e a taxa de óbito venha caindo, ainda se morre de Aids.

“A testagem é gratuita e disponível em toda a rede pública de saúde”, explica Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/aids-SP.

Serão ofertados também testes para sífilis. A doença pode ser transmitida meio de relações sexuais, por transfusão de sangue, contato direto com sangue contaminado ou ainda de mãe para filho, podendo acarretar danos graves para o bebê. Quando não tratada precocemente, a sífilis pode comprometer a saúde dos olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso, além de aumentar o risco de transmissão do HIV.

Para obter informações sobre locais que realizam sorologia de HIV no Estado de São Paulo basta ligar para o Disque DST/Aids: 0800 16 25 50 ou acessar o site www.crt.saude.sp.gov.br.

Combate à Tuberculose

No dia 25 de março, a Divisão de Tuberculose da Secretaria Estadual de Saúde realizará um encontro para renovação do compromisso de combate a esta doença. O evento será no auditório térreo da Secretaria de Estado da Saúde (Av Dr Arnaldo,351). Secretários municipais de Saúde serão convidados a reafirmar seu empenho para intensificar o controle da tuberculose em seus municípios. Será entregue Carta de Compromisso assinada, com a presença do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde.