Saúde realiza 1º Encontro Estadual de Práticas Integrativas e Complementares

O evento trouxe à discussão temas sobre os desafios e oportunidades no processo de implantação das PICS no âmbito do SUS.

Superintendente de Atenção Integral à Saúde, Gysella Santana, falou das parcerias e projetos para o fortalecimento das PICS no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) e Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou nesta segunda-feira (12/12) o 1º Encontro Estadual de Práticas Integrativas e Complementares: Desafios e Oportunidades no Processo de Implantação das PICS no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo do encontro, que aconteceu no auditório da Superintendência da Escola Estadual de Saúde de Goiás, foi fortalecer os territórios que já ofertam práticas integrativas e sensibilizar gestores municipais para sua implantação e implementação. O secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vencio, esteve presente e reforçou a importância das práticas integrativas e seus benefícios, e garantiu que o Estado tem como desafio expandir a rede das PICS.

“Não precisamos mais comprovar que as práticas são importantes na saúde. O desafio agora é expandir o que já existe, concentrar nossos esforços com Ministério da Saúde e municípios para ampliação e implementação, seja na Atenção Secundária ou Terciária”.

A Superintendente de Atenção Integral à Saúde, Gysella Santana, falou das parcerias e projetos para o fortalecimento das PICS no Estado. “É preciso sempre estabelecer os laços para difusão das práticas integrativas e temos ampliado as discussões para aumentar a capacidade de atendimento em Goiás”. Além das palestras, foram realizados momentos culturais e interativos com trocas de experiências entre os municípios.

Inclusão das práticas
A inclusão das práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS), teve início em 2006, quando foi criada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que incluía cinco procedimentos, inicialmente. Atualmente são oferecidas 29 modalidades, como meditação, terapias florais, shantala, homeopatia, acupuntura, dança circular, fitoterapia, medicina tradicional chinesa entre outras.

As PICS são práticas terapêuticas que auxiliam no equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual, desenvolvidas para o cuidado e o autocuidado humanizado.

As práticas integrativas estão presentes na Rede de Atenção à Saúde do Estado de Goiás, especialmente na Atenção Primária e Secundária. Para ter acesso, é preciso ir a uma unidade de saúde do SUS mais próxima e solicitar o encaminhamento.

A rede estadual conta com o Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (CREMIC) – referência nacional – que oferta exclusivamente práticas integrativas em saúde. O serviço ocorre por meio da regulação estadual sendo aberto a todos os municípios goianos.

Texto: Yara Galvão/Comunicação Setorial
Fotos: Iron Braz