Saúde reúne gestores para discutir a melhora na assistência materna e infantil

Colegiado é um espaço de discussão e construção coletiva que acontece com os órgãos da rede de saúde

Com o intuito de fortalecer a Rede de Atenção Materno e Infantil (Rami), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Especializada à Saúde (Daes), realiza a cada dois meses o ‘Colegiado da Rami’. O evento tem a participação de representantes das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), maternidades públicas e filantrópicas prestadoras do SUS, além de outros atores estratégicos para o processo de discussões e construção de uma rede resolutiva, que garanta acesso assistencial de qualidade e segura para a população sergipana. O 1° Colegiado de 2023 aconteceu na manhã desta quarta-feira, 3, no auditório do Centro Administrativo da Saúde, tendo como pauta principal a apresentação do desenho da Rami em Sergipe.

O Colegiado é um espaço de discussão e construção coletiva, que divulga informações e avanços, mas também identifica os entraves na linha de cuidado voltada para a atenção às mulheres (gestantes e puérperas) e aos recém-nascidos e crianças até dois anos de idade, favorecendo a redução da mortalidade materna e infantil, contribuindo com a missão do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal. (CEPMMIF).

De acordo com a diretora de Atenção Especializada em Saúde, Marli Francisca, é sempre importante desenvolver ações que fortaleçam a rede de saúde para que as mulheres, no período de gestação e quando puérperas, possam ter mais segurança e conforto. “É um momento de construir, pensar e elaborar juntos. Temos trabalhado na questão dos indicadores, para ter um controle de morte materna, qualificação na assistência e a garantia do acesso para gerar confiança às pacientes’, frisou

A Coordenadora Estadual de Articulação de Redes Temáticas da Daes, Neuzice Lima, afirmou que a rede materna é composta por oito maternidades de risco habitual e uma maternidade de alto risco, ou seja, Sergipe é bem assistido em relação ao suporte materno e infantil. “O colegiado vem para fortalecer os serviços que compõem a rede materna e infantil no estado de Sergipe, seja no nível de Atenção Primária à Saúde quanto no nível de Atenção Especializada, ambulatorial e hospitalar. É uma força tarefa, com o propósito principal, a redução da mortalidade materna infantil no Estado”, explicou.

Fonte: SES/SE