Secretaria da Saúde distribui vacina bivalente contra covid na quinta (23)

Prioridade é aplicar a vacina bivalente em idosos de instituições de longa permanência e pessoas com 70 anos ou mais – Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES

A terceira distribuição de vacina bivalente contra a covid-19 aos municípios será feita na quinta-feira (23/2) pela Secretaria da Saúde (SES), com o lote de 97,2 mil doses recebido pelo Estado no sábado (18/2). Além da prioridade em atender idosos em instituições de longa permanência, a SES recomenda aos municípios a aplicação da bivalente em pessoas com 70 anos ou mais, conforme a disponibilidade em estoque.

As vacinas serão encaminhadas às 18 coordenadorias regionais de Saúde, onde haverá separação para que os municípios façam a coleta das suas respectivas caixas. Com essa remessa, quase 355 mil doses já foram distribuídas no Rio Grande do Sul.

Considerando que a campanha em âmbito nacional começa oficialmente no próximo dia 27 e que somente a partir dessa data o sistema de informações nacional poderá ser abastecido, a recomendação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é de restringir a aplicação de doses da vacina bivalente em um ou, no máximo, dois postos de saúde por município.

“Importante lembrar que, até o dia 27, cada município deve fazer um controle próprio das vacinas aplicadas, para só depois repassar ao sistema de informações do Ministério da Saúde”, explica a diretora do Cevs, Tani Ranieri. “É fundamental que as prefeituras mantenham esse registro interno, para que as vacinas bivalentes sejam contabilizadas para a cobertura vacinal da população e que cada pessoa tenha o seu registro no ConecteSUS [plataforma e aplicativo do Ministério da Saúde].”

Para receber a bivalente, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom