Secretaria da Saúde e Conass traçam estratégias para potencializar consórcios intermunicipais

A Secretaria da Saúde promoveu nesta segunda-feira (19) uma reunião de trabalho com o objetivo de qualificar a atuação dos consórcios intermunicipais no Estado. O planejamento é inserir essas entidades na organização das redes de atenção à saúde como um complemento à assistência contratualizada. O papel dos consórcios dentro desse processo teve a apresentação do coordenador técnico do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass), Renê Santos. Estiveram presentes a direção e filiados à Associação Gaúcha dos Consórcios Públicos (Agconp) e representantes das secretarias estaduais do Planejamento, Orçamento e Gestão e de Articulação e Apoio aos Municípios.

Na abertura da reunião, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou que a expectativa é valorizar essas instâncias organizativas e potencializar os consórcios como um meio de prestação de atendimentos. “Temos esse planejamento para que os consórcios sejam parte integrante da organização regional da saúde e que possamos juntos oferecer mais serviços, com qualidade e com respostas objetivas aos cidadãos”, frisa.

O presidente da Agconp e prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, comentou o fato do trabalho dos consórcios ser recente. “Ainda estamos descobrindo formas como se organizar na região, prestando mais serviços, sendo mais eficiente com o recurso público e com o retorno necessário”, afirmou. “É importante ter esse reconhecimento por parte do Estado, pois buscamos um refúgio nos consórcios para atendimentos, cirurgias, serviços na área eletiva, média e alta complexidade”, completa.

Fonte: SES/RS

<-Voltar