Secretaria da Saúde realiza II Seminário Estadual de Doenças Crônicas

O II Seminário Estadual de Doenças Crônicas abordou aspectos epidemiológicos e os impactos na longevidade / Foto: Ascom/SES
O II Seminário Estadual de Doenças Crônicas abordou aspectos epidemiológicos e os impactos na longevidade / Foto: Ascom/SES
O evento contou com a participação da equipe multiprofissional que atua na linha de frente aos cuidados de doenças crônicas em Sergipe

Com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária à Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realizou nesta quinta-feira, 29, o II Seminário Estadual: Condições Crônicas e os Impactos da Longevidade, que teve a participação da equipe multiprofissional que atua na linha de frente aos cuidados de doenças crônicas em Sergipe, onde discutiram a importância da promoção, prevenção e cuidado com a população sergipana.

O evento contou com dinâmicas de perguntas e palestras que abordaram aspectos epidemiológicos no cenário de doenças crônicas, além da busca ativa na Atenção Primária à Saúde, avaliação multidimensional da pessoa idosa na Unidade Básica de Saúde (UBS), e-SUS na Atenção Primária à Saúde com registro e qualificação de dados.

O secretário da Saúde, Walter Pinheiro, enfatizou a importância da promoção da saúde. “Abordamos a saúde do ponto de vista integral, olhando o indivíduo como um todo e por isso a necessidade de ações de prevenção e promoção do cuidado que devem ser adotados no cotidiano com o objetivo de proporcionar maior longevidade e qualidade de vida”, disse o secretário.

Além disso, o seminário discutiu a importância da estratificação de risco no cenário de doenças crônicas do Estado e o impacto na longevidade. “É muito importante participarmos de momentos como esses como um espaço de discussão das principais políticas públicas. Essa oportunidade que nós estamos tendo é única que leva à reflexão sobre qual é a nossa responsabilidade diante do contexto de doenças crônicas”, explicou o diretor de Atenção Primária à Saúde da SES, Luan Araújo.

A médica Thatiana de Castro, que participou do evento, ressaltou a importância do seminário. “Meu objetivo é conhecer mais do assunto e os impactos que as doenças crônicas causam em nossos pacientes que possuem uma condição de saúde mais frágil, para que possamos levar um atendimento e acompanhamento de qualidade”, contou.

Já o estudante de enfermagem, Bruno Silva, disse que o evento é uma oportunidade de ampliação do conhecimento. “São temáticas que necessitam da nossa atenção e que estejamos sempre atualizados para promover o cuidado com os pacientes”, relatou.

A assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista, participou do encontro. Ela falou sobre a busca ativa na Atenção Primária à Saúde.

Fonte: Ascom SES/SE