Secretaria de Estado de Saúde do Rio alerta a população sobre a proibição de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos

A decisão foi tomada pela Anvisa, após relatos de cegueira temporária, envolvendo adultos e crianças
Secretaria de Estado de Saúde do Rio alerta a população sobre a proibição de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) alerta toda a população fluminense da proibição do uso de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos. A decisão foi publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta sexta-feira (10/2), e terá validade enquanto forem concluídas as investigações de casos de irritação ocular. Nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza. Mesmo exemplares adquiridos anteriormente e existentes nas residências ou em salões de beleza não devem ser utilizados neste momento.

Esses produtos entram em contato com o couro cabeludo, mas também podem atingir outras áreas do corpo. A aplicação involuntária de pequenas quantidades nos olhos pode causar efeitos indesejáveis, principalmente ardência, dor ocular, lacrimejamento intenso, coceira, inchaço e vermelhidão. Há, ainda, relatos de lesões oculares temporárias mais graves como a cegueira temporária, envolvendo adultos e também crianças.

Desde dezembro, o banco do SINAN/SES RJ (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) já registrou 469 notificações de intoxicação exógena proveniente do uso desse cosmético para modelar ou trançar cabelos nos municípios de Japeri, Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Cabo Frio, Guapimirim, Itaboraí, Maricá, Rio das Ostras e Volta Redonda. As notificações são atualizadas semanalmente.

Confira as recomendações para a proteção de sua saúde:

Consumidor

– Não use ou adquira esses produtos.

– Se tiver alguma pomada para modelar cabelo ou trançar em casa, descarte-a imediatamente.

– Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.

– Se atentar para a lavagem das mãos, quando for retirar a pomada dos cabelos. Este importante cuidado pode reduzir riscos de problemas de saúde grave, com aplicação involuntária do produto em outras partes do corpo, a exemplo, dos olhos. Em caso de contato do produto com os olhos, proceder imediatamente a lavagem com água em abundância. Esta ação pode minimizar a toxicidade local do produto.

– Em caso de qualquer efeito indesejado procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você.


Profissionais, salões e comércio em geral

– Não utilizem esses produtos em nenhum cliente.

– O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.

– Não comercialize esses produtos enquanto a medida estiver em vigor.

– Não existe determinação de recolhimento de todos os produtos no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

A SES/RJ solicita à população e, em particular aos médicos, que qualquer ocorrência que causar um efeito indesejável à saúde seja notificada através do e-mail: vigsanitaria@saude.rj.gov.br, ou pelo contato: (21) 2333-3780 e (21) 2333-3788.

Fonte: SES/RJ