
Com a proximidade do inverno, as pessoas se aglomeram mais em ambientes fechados, e aumenta a circulação de vírus respiratórios como o da gripe. Em 2025, até 6 de junho, foram registradas 8.147 internações hospitalares e 615 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro tira as principais dúvidas sobre o assunto.
O que acontece nas formas mais graves da gripe?
A influenza pode causar pneumonia, agravamento de doenças crônicas e até levar à morte, principalmente em grupos de risco.
Existem pessoas mais vulneráveis à gripe?
Sim, crianças pequenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e idosos são mais vulneráveis e podem apresentar agravamento da doença.
Eu posso ficar gripado depois de tomar a vacina?
Pode, a vacina protege contra o agravamento dos casos. Mas não é verdadeira a informação de que a vacina causa gripe. Ela contém partículas inativas do vírus, o suficiente para estimular a criação de anticorpos sem provocar a doença no corpo.
Por que a vacina da gripe precisa ser atualizada todos os anos?
O vírus da influenza sofre mutações constantes. A vacina anual é adaptada às variantes mais recentes em circulação.
A gripe só é transmitida quando os sintomas aparecem?
Não. Uma pessoa pode transmitir o vírus até um dia antes dos sintomas e por até sete dias depois.
É possível se contaminar pelo vírus da gripe em contato com superfícies?
Sim. O vírus sobrevive por horas em maçanetas, celulares e outras superfícies, facilitando a transmissão indireta. É importante higienizar as mãos com maior frequência.
A vacina contra a gripe pode causar efeitos colaterais graves?
Efeitos colaterais são geralmente leves, como dor no local da aplicação. As vacinas são seguras, eficazes e reações adversas graves são muito raras.
Tem alguém que não possa tomar a vacina contra a gripe?
Não podem: os que têm alergia à proteína do ovo e ao timerosal; portadores de doenças neurológicas em atividade e indivíduos que tiveram Síndrome de Guillain Barré. Em caso de dúvida, procure orientação de um médico.
Como saber se é gripe, resfriado ou outra infecção respiratória?
A gripe costuma surgir de forma súbita, com febre alta, dores intensas no corpo e cansaço. Comumente, os resfriados são mais leves.
Como saber se é gripe ou Covid-19?
É preciso procurar um médico para receber o diagnóstico. As duas doenças causam febre, tosse, cansaço e coriza.
Pessoas jovens e saudáveis podem ter complicações da gripe?
A gripe pode evoluir de forma imprevisível, mesmo em quem não pertence aos grupos de risco. Por isso, se a vacina foi ampliada no seu município, busque um local de vacinação e garanta a sua imunização.
Onde se vacinar?
A vacina está disponível gratuitamente em postos de saúde e em pontos especiais durante as campanhas. Fique atento à programação junto à prefeitura de sua cidade.