Secretaria de Estado de Saúde Pública presta apoio à pesquisa de saúde bucal

Levantamento foi estendido por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através de sua Coordenação Estadual de Saúde Bucal, está prestando apoio ao Ministério da Saúde no projeto SB Brasil 2020. Trata-se de um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira iniciado em 2020, que teve a execução estendida devido às restrições da pandemia da Covid-19. A pesquisa também visa consolidar uma série histórica do estudo, já que outras edições foram realizadas em 1986, 1996, 2003 e 2010.

A Sespa está contribuindo com a pesquisa através de capacitação dos dentistas examinadores realizada no nível central da Secretaria no último mês de março, fornecendo equipamentos de proteção individual para a realização dos exames e prestando apoio logístico para o Ministério da Saúde na operação na capital do estado.

Segundo Paulo Júnior, coordenador estadual de Saúde Bucal da Sespa, a participação da Secretaria na pesquisa é de fundamental importância: “Nosso apoio está sendo muito importante para a execução do estudo e em demonstrar para a população a seriedade da pesquisa e necessidade de realizá-la. Esperamos que as pessoas colaborem com os pesquisadores que estarão em campo. O resultado dessa pesquisa será muito importante para a definição de políticas públicas em saúde bucal que visarão diminuir os agravos em nossa população”, declarou.

O estudo irá analisar a presença de um ou mais dos seguintes agravos bucais: cárie dentária; necessidade de tratamento; urgência; condição periodontal; trauma dentário; oclusão e estética dental; e uso e necessidade de prótese. Além disso, será preenchido um formulário sócio demográfico para conhecer a realidade da população examinada.

Os exames são feitos de forma sigilosa e são apenas de diagnóstico, sem realização de procedimentos, sem causar qualquer episódio de dor ou sangramento no voluntário. Em caso de necessidade de tratamento urgente, o dentista pesquisador encaminhará a pessoa para o serviço da rede municipal. Todos os participantes receberão um kit de higiene bucal cedido pela Sespa.

A pesquisa irá examinar a saúde bucal de 1.400 pessoas em Belém e 500 de outras 12 cidades do Pará. Serão cinco grupos etários analisados no estudo: 5 anos; 12 anos; 15-19 anos; 35-44 anos; e 65-74 anos. Na capital do estado, serão examinados 250 pessoas no grupo de 5 anos, outras 250 de 12 anos e 300 de cada um dos outros grupos. Os 500 examinados de cidades do interior do estado serão divididos em 100 para cada grupo.

A pesquisa no interior do estado já está praticamente concluída, restando apenas poucas pessoas a serem examinadas em Ananindeua, Cametá, Abel Figueiredo e Santarém. Em Barcarena, Castanhal, Jacundá, Marabá, Paragominas, Parauapebas, São Miguel do Guamá e Tucuruí, os trabalhos já foram realizados.

Em Belém, os trabalhos já foram iniciados e uma força-tarefa especial será iniciada na próxima segunda-feira, dia 24, com equipes em campo de segunda a sábado em 25 bairros diferentes da capital. A previsão de conclusão total da pesquisa é no dia 31 de maio.

Texto: Edilson Teixeira/Sespa

Fotos: Divulgação