Secretaria de Minas lança campanha de conscientização do uso de preservativo no carnaval

Ação contará com ‘blitzs’ e mobilização nas principais cidades histórias de Minas

Festa das mais populares do mundo, o carnaval é também momento em que as pessoas ficam mais vulneráveis às doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a AIDS. Para alertar sobre este risco, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) divulga a partir desta sexta-feira 01/02 em diversos meios de comunicação a campanha de conscientização da doença que estimula o uso de preservativo.

Intitulada “Nesse carnaval, se prepare que eu vou usar!”, a ação conta com postais, abadas e adesivos, outdoor, mídia digital em vários portais eletrônicos e mídia nas rodoviárias e metrôs, além de uma marchinha de carnaval sobre o tema, que será divulgada em rádios por todo o estado. Ao todo, neste mês, serão fornecidos 5 milhões de preservativos e distribuídos 1,5 milhão de folders e um milhão de adesivos alusivos, que serão entregues por mobilizadores em dezenas de cidades mineiras, entre elas as mais movimentadas neste período como: Ouro Perto, Mariana, Diamantina, Pompéu, São João Del Rey, Tiradentes, Capitólio, Escarpas do Lago, Januária, Prados, São Sebastião do Paraíso, Abaeté. “Na empolgação da comemoração, as pessoas têm o costume de se excederem, principalmente no uso abusivo do álcool, tornando-se bem mais vulneráveis às doenças sexualmente transmissíveis e à AIDS”, diz a coordenadora do Programa Estadual de DST e AIDS, Fernanda Junqueira.

Blitz

A SES/MG, em parceria com a Polícia Militar, a Secretaria de Estado de Esportes e Juventude e a Secretaria de Estado de Turismo, também fará blitz nas entradas das cidades com histórico de Carnaval de rua, distribuindo folheteria e preservativos sobre o tema. O material informativo está sendo distribuídos para todas as 28 Superintendências e Gerências Regionais de Saúde que distribuirão para os municípios de sua jurisdição e também para as
50 instituições da Sociedade Civil do Estado, que farão atividades de prevenção nas ruas e em suas instituições.

Ainda antes da folia, no dia 06 de fevereiro, acontece o lançamento da campanha em um evento intersetorial, na Cidade Administrativa de Minas Gerais – CAMG, com ações de várias secretarias. Em stand da SES, haverá material informativo, adesivos e dois personagens do imaginário popular (uma noiva e uma camponesa), com roupas de camisinhas, distribuindo-as para as pessoas que circularem pelo espaço.

Dados epidemiológicos

Dos 34 mil casos, 22.957 (67,52 %) são casos notificados em homens e 11.042
(32,48 %) casos em mulheres.

A maioria dos casos de AIDS está concentrada na faixa etária de 20 a 34. São 15.115 casos notificados nessa faixa etária, o que significa 44,5 % dos casos. Na faixa etária que vai de 35 a 49 anos são 13.231 casos, outros 39 % dos casos notificados. De < 01 a 09 anos somam 675 casos (2 %) e entre 10 e 19 anos outros 558 casos (1,90 %).

Na população acima de 50 anos são hoje um pouco mais de 4.200 mil casos notificados (12,60%).

Na transmissão vertical – via perinatal, contabilizamos desde o início dos casos 624 casos de AIDS em crianças. De 2010 a Janeiro de 2013 temos registro de 50 crianças com AIDS.

No que se refere à categoria de exposição, os casos ainda estão concentrados nos heterossexuais, que contabilizam 17.420 casos notificados (51,23 %). Entre os homossexuais somam 5.286 (15,55%), entre os bissexuais 2.777 casos (8,17%). Os hemofílicos, os ignorados, os usuários de drogas injetáveis, bem como as pessoas que se submetem a transfusão de sangue e acidentes com material biológico, somam 8.517 casos de AIDS (25,05%).

O Programa de AIDS

A rede estadual de atendimento às pessoas que vivem com AIDS é constituída por 54 municípios que recebem incentivo financeiro fundo a fundo do Ministério da Saúde para ações de prevenção e assistência às DST´s e a AIDS.

Além disso, uma rede de laboratórios dá sustentação ao diagnóstico do Vírus da Imunodeficiência Humana – HIV.  Há os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), os Serviços de Atendimento Especializados (SAE) e as Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM), que fazem a coleta de sangue, aconselhamento pré e pós-teste, acompanhamento multidisciplinar ao paciente e distribuição de medicamentos: antirretrovirais, para as infecções oportunistas, para o tratamento da Lipoatrofia e Lipodistrofia facial e para as doenças sexualmente transmissíveis – DST´s.

A Coordenação Estadual também credencia e capacita outros serviços que são portas de entrada para o atendimento de vitimas de violência sexual, de acidentes com materiais biológicos /Biossegurança e maternidades por todo o Estado para o atendimento das gestantes HIV positivas, reduzindo assim a transmissão vertical (de mãe para filho).

Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
Governo de Minas Gerais
(31) 3916-0613 / 3916-0615 / 3916-0616 – 3916-0617