Secretaria de Saúde avança no Projeto de Planificação da Atenção Primária à Saúde em Rolim de Moura

Aconteceu em Rolim de Moura (RO) nesta terça-feira, dia 27, a 1ª Oficina de Tutoria de Planificação da Atenção Primária à Saúde para os profissionais da saúde da zona da mata.

Na oportunidade foram convidados para participar Prefeitos, Secretários de Saúde, Coordenadores de atenção básica, Coordenadores da vigilância Epidemiológica, Presidente dos conselhos municipais de saúde e Diretor da unidade básica de saúde.

De acordo com a gerente regional de saúde, Nerdilei Pereira, planificação visa fortalecer a atenção básica para melhorar o atendimento da população, organizando o processo de trabalho.

O projeto de fortalecimento da atenção primária e especializado tem o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Gerência Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Com esse objetivo estamos investindo em capacitações dos servidores, estrutura, acolhimento, dentre outras medidas, pois somos a porta de entrada da atenção básica, e precisamos oferecer sempre o melhor atendimento aos cidadãos de nossa cidade destacou a diretora da Atenção Básica, Jéssica Louback.

A Planificação da Atenção à Saúde compreende um conjunto de atividades educacionais voltadas a aprimorar os conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes dos profissionais necessárias à organização e qualificação dos processos assistenciais, estimulando a reflexão sobre o funcionamento dos serviços e o modo de fazer das equipes, contribuindo para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho, envolvendo todos os trabalhadores da atenção primária e atenção secundária, explica a secretária de saúde, Simone Paes.

O projeto também tem como intuito fortalecer o papel de atenção primária, além de contribuir para a organização da Rede de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Nossa gestão é para avançar, enfatiza o prefeito Aldo Júlio.

Fonte: Assessoria/Prefeitura Rolim