Secretária de Saúde participa de celebração dos seis anos da Patrulha Maria da Penha

Claudia Mello destacou a importância da atuação do combate à violência contra a mulher no estado
Claudia Mello destacou a importância da atuação do combate à violência contra a mulher no estado

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, participou nesta terça-feira (05/06) da solenidade que marcou os seis anos da criação da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), reconhecida como política pública de referência no país. Durante o evento, a secretária destacou a relevância da iniciativa e da Lei Maria da Penha no enfrentamento à violência contra a mulher no estado. Claudia Mello também ressaltou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), com ações transversais voltadas à proteção e ao cuidado das mulheres vítimas de violência.

O evento faz parte da campanha Agosto Lilás, dedicada ao combate à violência contra a mulher. A ação INTEGRA RJ: Agosto Lilás, aconteceu na Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio, e contou com a participação de autoridades, policiais, representantes de instituições e sociedade civil.

“A Secretaria de Saúde trabalha transversalmente essa pauta do combate à violência contra a mulher, como é a determinação do governador Cláudio Castro.  Em todo acesso à nossa rede estadual, temos um protocolo de atendimento específico,como a sala Multivioleta de Saúde no Hospital da Mulher e outras que serão criadas.  A secretaria trabalha a Educação, a Saúde e todo um contexto psicossocial da mulher que nos procura e é recebida por uma área técnica capacitada para atendê-la.  Temos vários pontos de atenção na nossa rede, para que possamos ajudar e apoiar a mulher que precisa de atendimento”, afirmou a secretária.

O Espaço Multivioleta do Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart (H Mulher), em São João de Meriti, é o primeiro ambiente criado pelo estado para acolher vítimas de violência. Com abordagem humanizada, a equipe multidisciplinar conta com ginecologistas, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. A unidade completou 15 anos de atuação com profissionais treinados nos protocolos de atendimento e integração à rede de proteção estadual.

Durante o evento, que destacou os seis anos da Patrulha Maria da Penha e os 19 anos da Lei Maria da Penha, que mudou a história da proteção às mulheres no Brasil, policiais militares de diferentes batalhões foram homenageados por representarem o trabalho diário de acolhimento e proteção feito pela Patrulha Maria da Penha. A coronel Claudia Moraes, idealizadora da iniciativa no estado, também recebeu reconhecimento especial.

O governador Cláudio Castro, a primeira-dama Analine Castro, a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, o secretário de Segurança Pública, Victor Santos, o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, Major Bianca Neves, coordenadora da Patrulha, e a deputada estadual Renata Souza, presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Alerj, participaram da mesa de abertura do evento.

“O estado do Rio de Janeiro é precursor nas políticas públicas de combate à violência contra as mulheres. Mas temos que continuar trabalhando. Vamos continuar destinando mais recursos e contingente para esse programa de segurança que vem dando certo”, afirmou o governador Cláudio Castro.