Secretaria do Mato Grosso do Sul avalia o Coap

A secretaria de saúde do Mato Grosso do Sul, realizou a 3º Oficina de Avaliação do Contrato Organizativo da Ação Pública (Coap) nos dias 14,15 e 16 de janeiro.

O Contrato tem a função de definir, entre os entes federativos, as responsabilidades no Sistema Único da Saúde (SUS), e permitir, a partir de uma região de saúde, uma organização dotada de unicidade conceitual, com diretrizes, metas e indicadores, sendo todos claramente explicitados e que devem ser cumpridos dentro dos prazos estabelecidos.

Os objetivos da reunião foram para apresentar o desempenho da secretaria no 4º trimestre de 2012, avaliar as ações desenvolvidas durante 2012 nas áreas que compõem a secretaria, apresentar os resultados dos indicadores do Coap em quatro regiões: Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas – e a metodologia usada para realização desse trabalho.

Durante a reunião a SES fez uma exposição com os resultados obtidos das áreas que compõem a secretaria de saúde. Além disso, foram feitas reflexões sobre as ações estruturantes dos Planos Diretores de Atenção à Saúde (PDA), sobre o fortalecimento da Atenção Básica e as dificuldades vivenciadas pelo estado no processo de construção do Coap. Ao final da reunião foi feito um cronograma de trabalho para realização das oficinas durante 2013.

O encontro contou com a  participação de representantes da Secretaria de Gestão Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, do CONASS, do Conasems  e das secretarias de saúde da Bahia e do Ceará.

Luiza Tiné/CONASS