Secretário de Estado da Saúde do Pará debate, em reunião no CONASS, os recursos de MAC do estado

Brasília – O secretário de Estado da Saúde do Pará, Vítor Manuel de Jesus, esteve hoje (24), na sede do CONASS em Brasília, para tratar de questões relativas aos recursos de Média e Alta Complexidade (MAC) destinados ao estado. Atualmente, o Pará é a Unidade da Federação com o menor teto per capta de MAC, no país. “Na última reunião de diretoria do CONASS houve a decisão de levar esse assunto para ser discutido especificamente com o ministro, para verificarmos que tipo de encaminhamentos serão dados para se corrigir essa distorção que existe hoje em relação ao estado do Pará”, disse.

Vítor Manuel reuniu-se na semana passada com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, que solicitou uma reunião entre a área técnica da Secretaria de Estado da Saúde do Pará e a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), para a análise dos números que envolvem esse tipo de repasse de recursos. “É importante constituirmos esse diálogo com o Ministério da Saúde para verificarmos que tipo de entraves estão acontecendo. O CONASS, com a sua equipe técnica, é fundamental para nos auxiliar nessa análise conjunta com o ministério no sentido de revertermos essa situação”, observou.

Ainda de acordo com o secretário, a Política de descentralização da MAC no estado do Pará é prioridade, daí a importância de se encontrar soluções para o problema. “Há alguns anos decidimos começar a fazer esse processo de descentralização da Média e Alta Complexidade que se concentrava na capital Belém. Hoje nós temos nove hospitais regionais já funcionando bem e estamos construindo mais três, o que nos possibilita ter a rede de MAC estruturada com referencial junto às demais estruturas da Atenção Especializada e da Atenção Primária à Saúde, aproximando os serviços do cidadão”, finalizou.

 

Assessoria de Comunicação do CONASS

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000