Secretário enfatiza importância da Residência Médica Multiprofissional para formação na saúde pública  

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, defendeu a ampliação de vagas de Residências Médicas Multiprofissionais. A manifestação foi durante a assembleia mensal do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), nesta quarta-feira (30), em Brasília.

“Este assunto é fundamental. Mas temos observado grandes dificuldades na abertura e preenchimento destas vagas. Precisamos de um olhar mais profundo sobre este cenário de formação”, enfatizou.

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação, vai promover seminários regionais a partir de setembro.

Beto Preto afirmou que estes encontros promovidos pelo MS, obrigatoriamente, precisam de envolvimento da gestão estadual de Saúde.

“Há uma inclinação mais para a educação e menos para a saúde. Temos que reafirmar esta preparação para a assistência e que tenhamos abertura para colocar estes profissionais para atuação. Por isso, esse diálogo tem que passar pela gestão das Secretarias”, destacou.

No Paraná, são ofertados atualmente programas de residência em dermatologia, psiquiatria e cirurgia geral, todos com apoio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP).

“Termos utilizado as ferramentas de formação de grande relevo e aqui no Paraná, sob orientação do governador Ratinho Junior, incrementamos e valorizamos estas residências. São números expressivos de cursos e com aprimoramento de conhecimento para a prática da saúde pública”, disse Beto Preto.

Secretário enfatiza importância da Residência Médica Multiprofissional para formação na saúde pública

Fonte: SES/PR