Secretários de Saúde da Bahia e de Goiás e secretário executivo do CONASS recebem Ordem do Mérito Médico

Com informações da Agência Saúde

Os secretários de Estado da Saúde da Bahia e de Goiás, Fábio Vilas Boas e Leonardo Vilela, respectivamente, e o secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso, foram condecorados nesta terça-feira (27), em Brasília, com a Ordem do Mérito Médico, classe Comendador, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à saúde pública brasileira. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto e a medalha foi entregue pelo presidente da República, Michel Temer e pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros.

A condecoração foi criada pela lei Nº 1074 de 14 março de 1950 e é categorizada em cinco classes, que se estabelecem como Grã-cruz; Grande Oficial; Comendador; Oficial; e Cavaleiro. Trata-se de um reconhecimento notável aos profissionais pelo exercício da profissão, pelo magistério da medicina, ou pela autoria de obras relevantes para estudos médicos.

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, agradeceu pelo reconhecimento uma vez que os médicos são responsáveis por zelar pela saúde da população. Ele  também destacou que mais de 70% da população depende do Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse sistema tem suas dificuldades sim, mas também tem avançado muito e obtido níveis de excelência que se tornam cada vez mais frequentes. É nesse sentido que nos últimos anos os indicadores sociais e de saúde no Brasil melhoraram consideravelmente e isso se deve ao trabalho de profissionais de saúde qualificados”.

Ao todo são 49 personalidades condecoradas este ano, entre elas: o presidente do Conselho Estratégico Biomanguinhos, Aki Homma; o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Lopes Ferreira; o médico e atual diretor do Instituto Evandro Chagas, Pedro Fernando da Costa Vasconcelos; além de dirigentes de entidades, parlamentares e gestores com atuação médica em suas carreiras profissionais.

Desde 2004, já foram concedidas 63 medalhas da Ordem para nomes como Adib Jatene, Dráuzio Varela, Zilda Arns, Sérgio Arouca, José Gomes Temporão, Darcy Fontoura de Almeida, Gastão Vagner de Souza Campos.

Saiba mais sobre os agraciados

Confira as fotos da cerimônia

–– 

Assessoria de Comunicação do CONASS

(61) 3222-3000

ascom@conass.org.br