Uma semana intensa, cheia de reflexões, governança e com estratégias de comunicação e mobilização, marcou o projeto De Braços Abertos, no Cariri – CE. Entre os dias 13 a 16 de maio, consultores, representantes de organizações envolvidas, equipe da rede (líderes e profissionais convidados), entre outros, participaram do alinhamento para o combate da mortalidade materna infantil no município.
A iniciativa busca reduzir a mortalidade infantil, que tem sido um dos principais desafios de saúde pública na região. A qualidade do cuidado durante o pré-natal e o parto, aliada à qualificação dos profissionais, são fatores importantes para alcançar essa meta.
Diante disso, aconteceu também uma Roda de Conversa como ferramenta estratégica para promover a promoção da Saúde e compartilhar ações de prevenção. O intuito foi fazer com que a comunidade se mobilize e faça parte ativa no cuidado, fortalecendo o vínculo entre trabalhadores de saúde e usuários e, especialmente, garantir a construção de uma rede de apoio dentro do município.
O projeto busca através da qualificação de profissionais da atenção primária e especializada, com foco no pré-natal, melhorar os indicadores de saúde materno-infantil na região. Além disso, se concentra em ações como educação permanente, planificação da atenção à saúde e rede de articuladores nas cinco regiões de saúde do estado.
Os encontros contaram com a participação dos assessores técnicos do Conass Tereza Cristina, Luciana Toledo, Luíza Tiné e Marcus Carvalho, e os consultores Marco Antônio, Pretta Cani e Eliane Chomatas. Também participaram assessores da secretaria estadual do Ceará, Helga Rackel e Diana Vasconcelos, e da coordenadora da Rede Estadual de Mobilização Social de Comunicação da secretaria de saúde de Minas, Priscilla Fujiwara.