Foi realizado nesta terça-feira (28), em Goiânia, o Seminário Estadual de Avaliação da Planificação da Atenção à Saúde de Goiás: apresentação de resultados.
Gestores, profissionais de saúde e representantes de diversas instituições da área da saúde debateram as iniciativas realizadas com o objetivo de fortalecer a atenção primária em todo o território goiano. Apresentações e debates fizeram parte da programação do Seminário, realizado no auditório do Orion Hotel.
A abertura do evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde do Estado de Goiás, Sérgio Vencio; do coordenador-geral de Saúde da Família e Comunidade, José Eudes Barroso Vieira; e do secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso, entre outras autoridades.
O projeto de Planificação da Atenção à Saúde é desenvolvido pela SES/GO em parceria com o Hospital Beneficência Portuguesa, Hospital Albert Einstein, Conass, Ministério da Saúde e secretarias municipais de Saúde de Goiás. Ele se propõe a tornar a assistência à saúde nos municípios mais ágil, eficiente e humanizada por meio da organização dos processos de trabalho e implementação de protocolos voltados à excelência no funcionamento da unidade.
Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conass, ressaltou que o Proadi-SUS é fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), pois investe no planejamento da gestão, na organização dos serviços e na qualificação das pessoas, de acordo com com as necessidades de estados e municípios para o melhor atendimento da população.
Maria José Evangelista, assessora técnica do Conass e responsável pela Câmara Técnica de Atenção Primária à Saúde, falou sobre os avanços da Planificação no Brasil, o impacto do projeto sobre os indicadores de saúde, os desafios de execução, e como enfrentá-los.
Em sua apresentação, a assessora técnica do Conass explicou o que é a Planificação da Atenção à Saúde (PAS) e as bases normativas e operacionais da PAS. Falou a respeito do processo de implantação, os papéis da Atenção Primária à Saúde na PAS e a construção social da APS. Foram apresentados alguns resultados da Região Entorno Sul – GO.
Com informações da SES/GO