Sergipe – Projeto e-Transitar: Ações estratégicas desenvolvidas no ano de 2020

No ano de 2020 o Programa de Vida no Trânsito (PVT) junto a parceiros desenvolveram eventos e ações em prol da redução da morbimortalidade por acidentes e violências, promoção da saúde e cultura de paz.

Iniciando as ações, em fevereiro, aconteceu a blitz educativa junto ao SAMU, com o propósito de orientar e educar os condutores de veículos e pedestres.

Em maio, foi realizada uma live junto a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) com o tema “Uma questão de saúde pública em tempos de isolamento social” que elencou assuntos como o redobramento dos cuidados na prevenção de acidentes de trânsito, que devido a redução das frotas de veículos os casos de imprudência tendem a aumentar. No mesmo mês, houve a confecção do Informe Epidemiológico que analisou os óbitos por acidentes de trânsito em uma escala de cinco anos (2009/2019).

Dando continuidade, a referência técnica do programa no Estado, em parceria com integrante da CPTRAN/SE participou da “PVT TALKS: Articulação no nível Estadual”, onde foi discutido sobre as ações exitosas no Estado de Sergipe no que se refere à redução dos acidentes de trânsito, foi sinalizado que no Estado de Sergipe há uma articulação Inter setorial como estratégia eficaz de trabalho para a realidade e prioridade do Estado. O planejamento das ações foi pautado em evidências e as ações devem ser avaliadas conforme sua efetividade.

Finalizando as atividades do ano, junto ao SAMU e Liga acadêmica de Traumas do Centro Universitário em Lagarto (UNIAGES) houve uma live com o tema “Os acidentes de trânsito e os Traumas causados por ele”, com o objetivo informar a população sobre os traumas ocasionados por acidentes e como preveni-los, como também tivemos a elaboração do segundo Informe Epidemiológico analisando os óbitos entre 2015 á 2019, focando nas regiões de saúde e municípios, como também no perfil das vítimas dos acidentes de trânsito.

Fonte: SES/SE