Servidores da Sespa e Fapespa recebem qualificação pela EGPA

Cinquenta servidores públicos da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) iniciaram nesta semana uma capacitação no curso de “Qualidade no Atendimento ao Público”. A formação é ministrada pela Escola de Governança Pública do Pará (EGPA) e segue até a sexta-feira (29).

Para o servidor, Eduardo Dias, a oferta de formações gratuitas para o funcionalismo é essencial no Estado. O profissional atua como agente administrativo e elogia a iniciativa das instituições. “Busquei o curso para evoluir como servidor, para que o público tenha um atendimento mais qualificado e tenha mais satisfação em relação aos serviços do Governo e da Sespa, onde eu atuo especificamente”, disse.

Pensando nessa qualificação e aprimoramento foi que a Divisão de Serviços Gerais da Sespa solicitou o curso para a EGPA. “Somos responsáveis pela recepção e zeladoria da Secretaria e temos contato direto com o público. Quando sentimos essa demanda, procuramos a EGPA e nosso objetivo é continuar com essa formação para atingir mais servidores”, explica a coordenadora Greice Mokarzel. “Queremos qualificar nosso profissional para que o usuário seja acolhido com humanização”, finaliza.

Já os servidores da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) estão recebendo o curso “Siafem Operacional”, sobre o Sistema Integrado de Administração Financeira, e seguem em formação até o dia 6 de maio, a previsão é de certificação para 15 profissionais.

O servidor João Antônio, coordenador de orçamentos, ressalta a importância da formação para o seu dia a dia de trabalho. “Dentro das várias funcionalidades do sistema, temos a área de gestão orçamentária do órgão e na nossa rotina nem sempre conseguimos abordar todas as possibilidades do sistema, esse curso veio para facilitar nosso acesso”.

A EGPA tem o objetivo de promover a formação, capacitação, treinamento e desenvolvimento dos servidores, empregados e gestores públicos em todo o Pará. Além das formações mensais ofertadas para os servidores em geral, a Escola realiza qualificações em parceria com os órgãos solicitantes. São cursos formatados para atender às necessidades pontuais de cada área, com carga horária e conteúdo programático diferenciado, além da formatação de palestras, oficinas e eventos específicos para os temas solicitados. No site da Escola de Governança (egpa.pa.gov.br) os órgãos encontram o manual para parcerias.

“Cursos in company tem vantagem de que o conteúdo tem aplicação prática voltada para a realidade do órgão ou entidade. O servidor interage com os colegas de seu próprio ambiente de trabalho, compartilha problemas e soluções inerentes à rotina peculiar do local e o conteúdo absorvido é maturado coletivamente em seu meio de trabalho”, afirma a diretora geral da Escola de Governança, Elisangela Jorge.

Texto: Isabela Quirino/EGPA