SES e CONASS debatem resultados e metas da estratégia PlanificaSUS no Maranhão

Membros da equipe condutora da Secretaria de Estado da Saúde (SES) participaram, na segunda-feira (13), de reunião com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (CONASS), da Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP) e do Hospital Albert Einstein para debater a execução do projeto Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS) no Maranhão.

O encontro oportunizou diálogo sobre temas como o Planejamento Regional Integrado (PRI) a partir das ações desenvolvidas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) no estado, bem como a expansão de projetos realizados pelo SUS com apoio da iniciativa privada.

“A construção de uma política de saúde é um processo de mudança de cultura e de muito diálogo. E, diante da busca por mudar alguns indicadores a nível de Maranhão, é preciso se discutir novas ferramentas que possibilitem a implantação. Acreditamos que o PlanificaSUS é essa ferramenta que possibilita o acesso da população a especialidades médicas de forma organizada”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O PlanificaSUS visa desenvolver competências e habilidades voltadas para a qualificação e integração dos trabalhos realizados pela Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH).

No Maranhão, a estratégia teve início em 2016 na Região de Caxias, sendo expandido nos anos seguintes para as regiões de Timon, Balsas, São João dos Patos. No estado, a estratégia atua na qualificação profissional e organização da assistência ofertada pela Atenção Básica, bem como de Média e Alta Complexidade com foco na redução dos indicadores da mortalidade materna e infantil.

Segundo o secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso, a reunião fomentou a continuidade de programas desenvolvidos no Maranhão. “Foi um momento para fortalecer a gestão do SUS nas esferas municipal e estadual através dessas estratégias, tendo como foco a melhoria dos indicadores e aperfeiçoamento da oferta de serviços nas unidades públicas de saúde”, comentou.

Também participaram da reunião representantes da SES que atuam na Assistência à Saúde, Escola de Saúde Pública (ESP), Assessoria Especial, bem como assessoria técnica da Beneficência Portuguesa de São Paulo e coordenador de projetos do Hospital Albert Einstein.

Resultados

Dentre os primeiros resultados obtidos com base nas ações realizadas em 2022, estão as mais de três mil gestantes acompanhadas em sua própria localidade. O benefício disso, para além de evitar o êxodo para a capital, é a estabilização clínica e a possibilidade de elas terem seus bebês em unidades de risco habitual e a resolução de aproximadamente 18 mil atendimentos.

Segundo a coordenadora do PlanificaSUS no Maranhão, Ana Carolina Fernandes, o momento é de crescer. “A nossa meta é ampliar a atenção ambulatorial na perspectiva da planificação para outras regiões de saúde. Não obstante, também queremos levar a iniciativa para outros públicos, como o cuidado com idoso, hipertensos e diabéticos”.

Além da qualificação da assistência local, o PlanificaSUS também expandiu em território no ano passado. Agora, a iniciativa está presente nas regiões de Pedreiras, Codó e Presidente Dutra, compreendendo toda a Macrorregião Leste Maranhense, abrangendo os 46 municípios que fazem parte dela.

Desafios

Um dos principais desafios para a expansão do PlanificaSUS está na adesão dos municípios na organização dos processos de trabalho. Além disso, também o cumprimento de carga horária dos profissionais médicos e a qualificação destes e da equipe técnica na oferta de atenção especializada no atendimento às condições crônicas.

Diante disso, o projeto TeleNordeste surge como uma alternativa de dar acesso à população a consultas de especialidades médicas com auxílio de computador com conexão à internet em unidades básicas de saúde. A iniciativa funciona dentro da perspectiva do ProadiSUS no suporte a demandas de dermatologia, cardiologia, psiquiatria e neurologia e outras 10 especialidades.

De acordo com o representante do projeto, Rafael Saad Fernandes, não existe nenhuma iniciativa de teleconsulta acontecendo no país deste tamanho. “Precisamos de profissionais que se sintam confortáveis de buscar apoio com especialista de outra área para discutir o caso juntamente com o paciente. Se tivermos o estado capitaneando, e os municípios aderindo, não temos dúvida de que esta será um divisor de águas”, disse.

A estratégia também está presente nos estados do Piauí e Alagoas. No Maranhão desde agosto do ano passado, está atuando nas Regionais de Caxias, Timon e São João dos Patos e já fez mais de mil consultas. A meta é realizar entre 80 e 100 mil atendimentos até dezembro de 2023.

Fonte: SES/MA