SES-MG abrange diversidade e saúde integral no Outubro Rosa

Crédito: Marcus Ferreira
Crédito: Marcus Ferreira

Já está no ar a campanha publicitária da Secretaria de Estado de Saúde, que reforça a importância de cuidar da saúde todos os dias

Com o tema E você, já descobriu que todo dia pode ser rosa?, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) deu início, nesta semana, à Campanha inspirada noMovimento do Outubro Rosa. O foco na saúde integral da mulher é o objetivo da campanha deste ano, que trabalha a ideia de que todo dia pode ser rosa e não apenas o mês de outubro. Com isso, as mulheres são incentivadas a terem um cuidado contínuo com a saúde, com visitas regulares às equipes de saúde e valorizando, também, uma boa alimentação, além de exercícios físicos.

A subsecretária de Políticas e Ações de Saúde da SES-MG, Maria Aparecida Turci, reforça a importância do cuidado diário, que vai além dos exames de mamografia e o de colo de útero – Papanicolau. “A mulher não é só a mama, não é só os seus órgãos, não é só mãe. Ela é um ser integral e as políticas públicas têm que ser pensadas dessa forma. A nossa campanha não esquece o câncer de mama, que é um evento que ainda apresenta altas taxas de mortalidade, mas trabalha, sobretudo, com o conceito da saúde integral”, enfatiza a subsecretária.

A campanha visa alcançar mulheres das mais diversas faixas etárias e etnias, conforme explica o coordenador de Publicidade e Mobilização Social da SES-MG, Joney Vieira. “O conceito que permeia as peças é de que toda cidadã tem direito à saúde humanizada, de qualidade e livre de toda forma de preconceito ou discriminação, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Buscamos fazer uma campanha inclusiva e, para isso, escolhemos modelos que representassem a nossa sociedade”, afirma o coordenador. No material impresso, estão representadas mulheres negras, transexuais e idosas.

A modelo de 60 anos, Carmita das Graças Domingues, vê como bastante positiva sua participação na campanha. “Não só pelo fato de eu já estar na terceira idade, mas acredito que a campanha é uma forma de conscientizar todas as mulheres de que a prevenção é fundamental”, conta. Já a modelo trans Vitória Eduarda reforça que a preocupação com a saúde deve ser a mesma, seja para a mulher cisgênera, termo utilizado para se referir às mulheres cujo gênero é o mesmo que o designado em seu nascimento, ou para uma mulher transgênera. “Antes de esperar que alguém te ame, é preciso se amar. E se cuidar é uma forma de se amar”, afirma.

Estratégias

A campanha deste ano fica no ar entre os dias 4 e 31 de outubro. Na internet, será utilizada a estratégia True View, vídeo de 30 segundos que antecede conteúdos audiovisuais, mostrando os bastidores da campanha. Os vídeos serão exibidos em sites e portais e visam atingir um maior número de pessoas. Clique aqui e confira os vídeos.

Nas redes sociais da SES-MG, haverá post informativos e “pílulas” com as servidoras da Cidade Administrativa de Minas Gerais.Todas as mídias trabalhadas serão direcionadas para o hotsite www.saude.mg.gov.br/saudedamulher, que tem como objetivo informar tudo sobre a saúde da mulher de forma integral: doenças, prevenção, entre outros aspectos. Foram produzidos, ainda, 400 mil folderes com o conceito “E você já descobriu que todo dia pode ser rosa?”, a serem distribuídos para todo o Estado de Minas Gerais. Clique aqui para baixar o folder da campanha Saúde da Mulher / Outubro Rosa 2016.

Mobilização social

Como esforço de envolver toda a sociedade nos mais diversos segmentos, o Núcleo de Mobilização Social em Saúde da SES-MG mapeia e sensibiliza indústrias, empresas, escolas, órgãos governamentais e Ongs, com o intuito de potencializar o alcance da campanha. No momento, há 210 parceiros envolvidos no processo mobilizador. Para a referência técnica do Núcleo Estadual de Mobilização Social, Susan Prado Aun, os parceiros são fortes mobilizadores, uma vez que viabilizam um alcance maior das campanhas. “Eles não só distribuem nosso material, mas se movimentam no sentido de criar ações criativas de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher”, reforça.

Durante todo o mês de outubro, diversos prédios públicos estarão iluminados com a cor rosa. São eles: Palácio da Liberdade, Fundação Ezequiel Dias (Funed), iluminados pela SES e também outros espaços como a Praça da Estação, Praça da Bandeira, Pirulito da Praça Sete e sede da Prefeitura Belo Horizonte. A iluminação especial começou nesta terça-feira, 4 de outubro e se encerra ao final do mês.

Por Ana Paula Brum