SES, Ministério da Saúde e Conass dialogam sobre Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

– Secretário adjunto de Engenharia e Administração da SES, Hugo Ferro; representante OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross, e a diretora administrativa da ESP-MA, Ana Lúcia Nunes (Foto: Divulgação)

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) dialogaram com as áreas técnicas do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Estados da Saúde (Conass), em Brasília (DF), sobre ações para o aperfeiçoamento da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

Com foco na construção da gestão de trabalho para todas as esferas da administração pública, o encontro realizado entre os dias 26 e 27 de abril dialogou sobre humanização, qualidade e a diversidade dos colaboradores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão.

“Nosso objetivo foi fortalecer a viabilização de projetos que contemplem ações voltadas para a Gestão de Trabalho no SUS. Dessa forma, nós pudemos dialogar com outras secretarias, e o Ministério da Saúde, com foco na expansão e modernização dos serviços ofertados no Maranhão”, destacou o secretário adjunto de Engenharia e Administração da SES, Hugo Ferro.

A agenda teve início com a comitiva da SES em reunião com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, área relacionada à potencialização dos cursos e regulação dos trabalhadores do SUS, para discutir uma pauta conjunta com a SES.

Na oportunidade, foi verificada a possibilidade de ampliação dos cursos de formação técnica e pós-técnica, cursos de aperfeiçoamento, residência em saúde médica e multiprofissional, bem como recursos destinados ao aprimoramento da Política de Educação Permanente no Maranhão.

Câmara Técnica

Durante o encontro com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (CTGTES), a diretora administrativa da Escola de Saúde Pública (ESP-MA), que compôs a comitiva da SES, destacou a importância da agenda para o Maranhão.

“Foi uma oportunidade para conhecer as formas de apoio que as duas instituições ofertam no dimensionamento do trabalhador do SUS e da possibilidade de implantar um sistema de monitoramento de indicadores relevantes para o SUS no Maranhão”, afirmou Ana Lúcia Nunes.

No debate, os profissionais dialogaram sobre a necessidade de ampliação dos cursos de formação técnica e pós-técnica, com cursos de aperfeiçoamento, residência em saúde médica e multiprofissional, bem como recursos destinados ao aprimoramento da Política de Educação Permanente no Maranhão.

Para a chefe de Recursos Humanos da SES, que também integrou a comitiva da Saúde Estadual, Keully Bianne de Oliveira, a agenda serviu para nortear a construção da gestão de trabalho em todas as esferas da gestão do SUS no Maranhão.

“Foi um momento para entender o nosso cenário com o olhar na reestruturação da Gestão do Trabalho, partindo da proposta municipalista adotada pelo nosso governo. Falar de humanização do trabalhador do SUS também significa pensar em formas de como podemos contemplar todos aqueles que estão inseridos nas três esferas de gestão”, explicou.
A agenda da comitiva da SES em Brasília também oportunizou encontros com a titular da SGTES, a professora Isabela Cardoso Pinto; o chefe do Departamento de Gestão da Regulação do Trabalho em Saúde, o professor Bruno Guimarães; a chefe do Departamento de Gestão de Educação na Saúde, Célia Regina Gil; e a representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Socorro Gross.

Fonte: SES/MA