SES-PE abre inscrições para curso autoinstrucional de Inteligência Artificial na Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), em parceria com a Diretoria Geral de Inovação e Inteligência Artificial, está com inscrições abertas para o Curso Autoinstrucional de Inteligência Artificial na Saúde. A formação foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (22) e já está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da ESPPE. As matrículas podem ser realizadas pelo site: esppe.saude.pe.gov.br.

Para participar, é necessário realizar cadastro com login e senha na plataforma, preencher o formulário de matrícula e acessar os módulos do curso. Após a conclusão das atividades, o participante receberá o certificado digital no e-mail informado no momento da inscrição. O curso tem como objetivo fortalecer a capacidade institucional do Estado, qualificando profissionais da saúde para a compreensão, avaliação e uso da Inteligência Artificial de forma ética, responsável e estratégica. A iniciativa contribui diretamente para a melhoria da gestão, da assistência, da vigilância e do cuidado em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com carga horária total de 30 horas, a formação é estruturada em quatro módulos. O Módulo 1, Transformação Digital na Saúde aborda a transformação digital no setor público, os fundamentos da Inteligência Artificial, da hiperautomação e do Governo Digital, destacando os impactos dessas tecnologias na eficiência, na tomada de decisão e no atendimento ao cidadão.

O Módulo 2, Classes de Problemas e Tipos de Aprendizado, os participantes conhecem os principais tipos de problemas resolvidos com IA, os diferentes modelos de aprendizado de máquina e exemplos práticos de aplicação na saúde, como apoio ao diagnóstico, análise epidemiológica e planejamento.

Já Módulo 3, Engenharia de Prompts é dedicado ao uso estratégico de instruções, comandos e perguntas aplicadas aos sistemas de Inteligência Artificial, incluindo modelos de linguagem e IA generativa, explorando seu potencial no apoio à tomada de decisão, na automação de tarefas e na produção de conteúdos técnicos.

E por fim, no Módulo 4, Ferramentas Hardcode, Lowcode e Nocode apresenta soluções tecnológicas que facilitam o desenvolvimento e a aplicação de sistemas digitais, ampliando as possibilidades de inovação no cotidiano do trabalho em saúde.

O lançamento do curso foi realizado pela diretora-geral da ESPPE, Célia Borges, junto ao diretor-geral de Inovação e Inteligência Artificial em Saúde da SES-PE, Álvaro Pinheiro. Para Célia Borges, a iniciativa representa mais um avanço do Governo de Pernambuco no fortalecimento do SUS.

“O lançamento desse curso representa mais um avanço do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, para o fortalecimento de um SUS inovador, eficiente e orientado por dados. Mais do que tecnologia, a Inteligência Artificial qualifica os serviços de saúde, fortalece o cuidado e subsidia decisões mais seguras, sempre com foco nas necessidades da população pernambucana”, destacou.

Fonte: SES/PE