SES-PE e CONASS promovem 1ª Oficina de Assistência Farmacêutica

Evento debateu construção de plano de trabalho em Pernambuco

Foto: SES/PE

Foi realizado, nesta quinta-feira (06/07), no auditório do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS), a 1ª Oficina de Construção do Plano de Trabalho da Assistência Farmacêutica em Pernambuco. Esse novo olhar passa, prioritariamente, pela necessidade de se aproximar dos usuários da Farmácia Estadual. Mais ainda, com foco voltado na melhoria dos fluxos assistenciais que, de forma natural, vai beneficiar o povo pernambucano.

“Todo processo está focado no cuidar do paciente, se aproximando do usuário, através de metodologias para que os processos se tornem mais ágeis e que levem as pessoas ao real uso dos medicamentos, o acesso aos fármacos e o seu uso racional”, afirmou Jean Batista, diretor geral de assistência farmacêutica do Estado.

A 1ª Oficina se torna um marco, em virtude da necessidade de organizar os caminhos para chegar à excelência das atividades propostas, no dia a dia. Para isso, é necessário escalonar as ações de forma ordenada e torná-las claras aos participantes do processo, principalmente apresentar os meios utilizados nesta nova fase.

“O resultado da oficina define prioridades e, dentro dessas prioridades, as ações pensadas, em conjunto com o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), garantem o rumo das atividades, propostas para uma oferta mais sustentável serviços que vão ser oferecidos às pessoas”, destaca Heber Dobis, consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

As parcerias são importantes para a execução do plano. Neste momento de virada de chave, de uma Farmácia mais efetiva na sociedade, todo mundo tem que fazer a sua parte. E o CONASS tem sido um elemento catalisador do processo.

“O CONASS é muito relevante nesta construção, pois ele conhece o cenário nacional e irá favorecer que esta oficina se aproxime do Ministério da Saúde, dos municípios e dos demais estados do país, para que a política seja aplicada de maneira mais ágil”, ressalta Jean Batista.

PRESENÇA – O evento foi realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e contou com a participação da secretária de saúde do Estado, Zilda Cavalcanti, além da presença de profissionais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), representantes do Conselho Regional de Farmácia (CRF) e das farmácias dos municípios de Pernambuco.

Fonte: SES/PE