A Secretaria Estadual de Saúde lançou, na quarta-feira (17), por meio do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges), o Centro de Inteligência na Saúde em Pernambuco (CISPE). O CISPE é um programa desenvolvido, pela Diretoria Geral de Monitoramento e Gestão Estratégica da pasta com informações técnicas fornecidas pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, com o objetivo de reunir todas as informações estratégicas da SES-PE em um único ambiente e facilitar a tomada de decisões estratégicas em tempo hábil.
Com a plataforma, será possível realizar o monitoramento do que acontece da rede de saúde estadual, dando ao poder público agilidade em tomadas de decisões em eventuais emergências em saúde em Pernambuco.
O painel funcionará como um dashboard (central de dados) e será fundamental para prevenir e minimizar os problemas causados por desastres, como os danos ocasionados pelos grandes volumes de chuvas no Estado.
Além do corpo técnico desenvolvedor do Centro de Inteligência, participaram do lançamento a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, os secretários executivos do órgão de gestão estadual e o assessor técnico do Conass, Felipe Ferré.
“O CISPE foi desenvolvido para que o acompanhamento, leitura, alinhamento e exposição de múltiplos indicadores que interferem na atuação da secretaria sejam agrupados num mesmo espaço virtual, de forma a gerar uma leitura rápida da situação no que tange o funcionamento da saúde pública de Pernambuco. É a partir desse trabalho que podemos promover a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças, gerenciar eficientemente os recursos, dar apoio em eventos da natureza, melhorar a saúde populacional e permitir a personalização do cuidado para cada paciente”, explica a Diretora Geral de Monitoramento e Gestão Estratégica, Mariana do Carmo.
—
Fonte: SES/PE