SES promove capacitação de médicos sobre morte cerebral
Curso realizado pela Gerência de Transplante, em cumprimento à resolução do Conselho Federal de Medicina, teve aulas práticas e teóricas
-
Médicos de Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia participam da capacitação realizada no HGG
Dezoito médicos de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis participaram da Capacitação em Diagnóstico de Morte Encefálica. Eles atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em hospitais da rede pública estadual, e o treinamento cumpre a Resolução CFM 2173/2017 do Conselho Federal de Medicina, determinando que todos os profissionais conheçam os passos para definir a morte cerebral de um paciente, que é quando ocorre a completa e irreversível paralisação de todas as funções do cérebro.
O treinamento, coordenado pela Gerência de Transplantes, foi ministrado no sábado (2/5), no Hospital Estadual de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), e teve aulas teóricas e práticas, quando ocorreu a simulação de um quadro realístico de morte encefálica.
Para a gerente da Central Estadual de Transplantes (CET), Katiúscia Freitas, essa foi a primeira capacitação em diagnóstico de morte encefálica realizada em 2022, e a meta é a de realizar cursos regulares, para aumentar o número de médicos capacitados, com base na resolução do CFM.
—
Fonte: Maria Vitória/Comunicação Setorial/ SES-GO
Foto: CET/SES