SES promove oficina de fortalecimento da Rede Cievs em Goiás

Evento reúne profissionais das cinco regionais, das unidades de Goiânia, Aparecida e Rio Verde e também apoiadores contratados pelo Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), promoveu na sexta-feira (6/1), a primeira oficina voltada aos profissionais das cinco regionais do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs): Central, Centro Sul, Sudoeste I, Sudoeste II e Pireneus, e também apoiadores contratados pelo Ministério da Saúde (Fiotec/Opas). A oficina contou ainda com a participação dos Cievs municipais de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Rio Verde.

O objetivo da oficina foi definir as estratégias de estruturação e implementação dos Cievs Regionais para atuarem na resposta diante das emergências em saúde pública em Goiás. E abordou os temas: visão geral do Cievs, atuação em emergências em saúde pública e vigilância baseada em rumores e eventos, foram realizadas atividades práticas de planejamento estratégico para 2023 (matriz Swot) e construção de indicadores da rede.

Goiás contava com dois Cievs, o estadual e o do município de Goiânia. Com vistas à ampliação da rede, o Ministério da Saúde estimulou a criação de outras unidades em municípios estratégicos, em Aparecida de Goiânia e de Rio Verde, implantados em 2021 e 2022 respectivamente. Até o final de 2023, a meta é ampliar a rede para as 18 regiões de saúde.

O projeto de ampliação da rede Cievs no Estado de Goiás tem como objetivo apoiar os municípios e tornar mais ágil a capacidade de resposta do sistema de vigilância frente às emergências em saúde pública em Goiás, para minimizar danos na saúde da população e aperfeiçoamento da aplicação dos recursos disponíveis.

Fonte:Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Foto: Suvisa/SES-GO