SES realiza Semana Estadual de Promoção da Saúde de Mato Grosso

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) realizará virtualmente, nos dias 19 e 20 de abril, das 8h às 17h, a Semana Estadual de Promoção da Saúde de Mato Grosso. Neste ano, o evento trará um seminário cujo tema é “Promovendo ambientes saudáveis”.

Podem participar do evento profissionais da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores, conselheiros municipais e estadual, instituições de ensino, comunidade acadêmica e comunidade em geral.

O seminário será transmitido online em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESPM-MT). Os interessados podem se inscrever neste link até o dia 19 de abril. Ao fim do evento, os participantes receberão uma certificação com carga horária de 16h.

O encontro do dia 19 de abril será transmitido no canal no YouTube da ESPM-MT neste link. A palestra do dia 20 de abril poderá ser acessada neste endereço eletrônico. Confira em anexo a programação completa do seminário.

A coordenadora estadual de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Rosiene Pires, informa que a atividade tem como objetivo implementar as ações de promoção da saúde nos serviços e na gestão do SUS. Ela pontua que o evento também visa fortalecer a política da temática no estado, proporcionando diálogo sobre a promoção de ambientes saudáveis relacionados aos territórios de vida e de trabalho das pessoas e das coletividades.

“A promoção de ambientes saudáveis vai além das condições físicas, inclui também aspectos econômicos, políticos, socioculturais e urbanos que influenciam no estado de saúde geral das pessoas. Identifica-se o ambiente saudável, promotor de saúde, quando ele oferece componentes que proporcionem qualidade de vida, que possibilitem a adoção e a manutenção de hábitos saudáveis, satisfaçam as necessidades básicas de cada indivíduo, ofereçam equidade, dignidade, segurança, igualdade, justiça social e humanização”, explica Rosiene.

A gestora esclarece que para promoção de ambientes saudáveis destacam-se: o acesso aos alimentos adequados e saudáveis incentivo a uma vida fisicamente ativa e à redução do tempo em comportamento sedentário; infraestrutura urbana; acesso aos serviços de saúde; assistência social; água limpa; saneamento básico; políticas públicas voltadas para a saúde, inclusão social, educação, cultura, condições de trabalho, de transporte e renda.

“Inclui-se ainda os aspectos que envolvem um contexto social, para promoção da equidade e o desenvolvimento, ampliando a potencialidade da saúde individual e coletiva e reduzindo vulnerabilidades e riscos decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais”, acrescenta a coordenadora.

A atividade é realizada pela Superintendência de Atenção à Saúde, por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde (COPHS).

Fonte: SES/MT