SES recebe assessores técnicos do Conass para apresentação de projetos

Na reunião desta quarta-feira, são apresentadas ações que serão desenvolvidas nas áreas de saúde mental, planificação da saúde, regionalização e telemedicina em todo o Estado.
Sérgio Vencio e Anamaria Arruda com outros integrantes da SES e da Conasems, Conass e hospitais
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está desenvolvendo projetos voltados à melhoria da atenção à saúde da população de todo o Estado, com a assessoria de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de hospitais de excelência, entre os quais o Hospital Albert Einstein e Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Na manhã desta quarta-feira (1º/2) o secretário estadual da Saúde, Sérgio Vencio, e a subsecretária, Anamaria Arruda, reuniram-se com superintendentes da pasta, membros do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), do Conass e dos hospitais de excelência para alinhar as propostas, informar a fase na qual está a execução de cada um dos projetos e os desafios a serem superados.Sérgio Vencio acredita que o apoio do Conass nas ações de saúde estaduais devem garantir ainda mais qualidade à saúde de toda a população goiana. “Nessa reunião, alinhamos o apoio da assessoria técnica do Conass nos projetos que planejamos para a saúde durante toda esta gestão”, reforçou.
O assessor técnico do Conass, Fernando Cupertino, fez, inicialmente, um apanhado histórico da atuação do conselho no País e da importância da assessoria e consultoria prestada pela entidade às secretarias estaduais para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no País.Na sequência, foram feitas abordagens sobre os projetos Planejamento Regional Integrado (PRI), Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde, Telemedicina e Planificação da Atenção Primária, todos em execução na SES-GO.O PRI está sendo desenvolvido na SES-GO, com a consultoria do Conass.
Os técnicos do Hospital Albert Einstein prestam assessoria para os projetos Telemedicina e Saúde Mental na APS. Já as equipes do Beneficência Portuguesa dão apoio teórico e técnico à Planificação da Atenção à Saúde em todos os municípios goianos.Todos esses projetos integram o Programa de Desenvolvimento Institucional de Apoio ao SUS (Proadi-SUS). Eles são executados com a consultoria prestada pelas unidades de excelência, parceiras do Conass, financiadas por meio de isenções tributárias.
Fonte: Maria José Silva (texto e foto)/Comunicação Setorial SES/GO