Encontro entre equipes técnicas da SES e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) ocorreu nos dias 26 e 27 de agosto, em Cuiabá
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu a visita de equipes técnicas Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges) do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A visita possibilitou reuniões entre as equipes técnicas nesta segunda e terça-feira (26 e 27.08), na sede da SES, em Cuiabá.
Os encontros tiveram o objetivo fortalecer e aprimorar o Serviço de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Sieges) de Mato Grosso por meio da troca de experiências.
“É com grande satisfação que recebemos a visita do Conass em Mato Grosso. Queremos avançar nos sistemas de inteligência estratégica na gestão de saúde do nosso estado e entendemos que essa parceria é fundamental para isso. Através do Centro de Inteligência, podemos aprimorar as políticas públicas, garantir uma melhor utilização dos recursos e, acima de tudo, oferecer um atendimento mais eficaz para a nossa população”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Juliano Melo, destacou a importância do Conass no suporte ao desenvolvimento de serviços de inteligência estratégica em diversos estados do Brasil.
“Este encontro nos oferece a oportunidade de compartilhar nossas experiências bem-sucedidas, além de nos inteirarmos das atividades e tecnologias já implementadas em outros estados, possibilitando a sua adaptação e adoção em Mato Grosso. Um exemplo disso é o sistema IndicaSus, que permite aos gestores analisar e sistematizar dados de maneira eficiente, sendo uma ferramenta essencial em diversas ações que realizamos”, afirmou.
Já o gerente do Cieges do Conass, Sandro Terabe, enfatizou os avanços já percebidos em Mato Grosso e o compromisso da instituição em capacitar os estados para uma gestão mais estratégica.
“No ano passado estivemos em Mato Grosso e, desde então, observamos um avanço significativo na área de inteligência estratégica. A Secretaria não apenas estruturou uma proposta de organização, mas também desenvolveu um serviço de inteligência que se tornou essencial. Viemos apresentar a evolução desse trabalho em outros estados, destacando o progresso que foi alcançado. Além disso, nossa intenção é integrar Mato Grosso à rede Cieges-Conass, permitindo que outras regiões conheçam e adotem a metodologia implementada aqui. Isso facilitará a troca de experiências e a adoção de boas práticas entre os estados”, acrescentou.
Também estiveram presentes na reunião o consultor técnico do Cieges do Conass, Olavo Viana; a secretária adjunta Executiva de Saúde, Kelluby de Oliveira; a secretária adjunta de Administração Sistêmica, Cristiane Mello; o secretário adjunto de Aquisições e Contratos, Anderson Martins; a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi; o secretário adjunto de Gestão Hospitalar, Oberdan Lira; a secretária adjunta de Orçamento e Finanças, Ivone Rodrigues; o superintendente de Tecnologia da Informação, Eder Nishioka e a representante da secretaria adjunta de Unidades Especializadas, Barbara Lanjoni.
Fonte: SES:MT