SES-SP inaugura núcleo de informações e reforça estratégia de inteligência em saúde alinhada ao Conass

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) realizou ontem (09), o lançamento do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (Nies), iniciativa alinhada ao programa Saúde Digital Paulista e ao Centro de Inteligência Estratégica da Gestão Estadual do SUS (Cieges/Conass), que visa organizar dados e informações estratégicas para subsidiar a tomada de decisão em tempo oportuno, buscando a efetividade na gestão do Sistema Único de Saúde.

Atualmente, o Niesconsolida, em um único ambiente, diferentes bases estratégicas utilizadas pela SES-SP para vigilância, monitoramento e planejamento. Entre os dados já disponíveis estão informações sobre tuberculose, síndrome respiratória aguda grave, febre maculosa, febre amarela, dengue, chikungunya, Mpox e doenças de transmissão hídrica e alimentar, além do monitoramento vacinal e do atendimento soroterápico. 

Para o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, São Paulo exerce um papel de liderança capaz de influenciar todo o País. “O que se planta aqui, as iniciativas que surgem neste estado, especialmente as boas políticas de integração do sistema de saúde, têm força para inspirar outros atores a seguirem o mesmo caminho”, afirmou.

Frutuoso destacou que a meta é encerrar 2025 com 17 Centros de Inteligência Estratégica em Gestão Estadual (Cieges) plenamente implantados. A ideia é fortalecer a capacidade dos estados de organizar, analisar e integrar dados essenciais para a gestão pública. “ A expectativa é de que, até junho do ano que vem, concluamos a implantação nos 27 estados, todos já operando seus centros”, disse.

Para a secretária executiva da SES-SP, Priscila Perdicaris, o lançamento do Nies é um marco para o estado e reforça a parceria com o Conass. “Muito nos orgulha fazer parte desse projeto, com todo o apoio da equipe técnica do Conselho”, afirmou.

Cristina Balestrin, coordenadora do programa Saúde Digital Paulista, disse que os principais objetivos são a transparência de tudo aquilo que é feito e o  apoio à gestão em suas tomadas de decisão. “Desde o início do projeto, seguimos a premissa de que informação é poder, e poder compartilhado é poder ampliado. Esse é um trabalho contínuo de construção, aperfeiçoamento e aprimoramento”, ressaltou.

Já o coordenador do Grupo de Informática em Saúde da SES-SP, Wesley Glória, ressaltou que o núcleo representa um avanço estruturante. “A consolidação do Nies fortalece nossa capacidade de transformar dados em conhecimento e conhecimento em ação. É um passo decisivo para integrar sistemas, qualificar análises e apoiar decisões que impactam diretamente a vida da população”, avaliou.

A plataforma integra dados de gestão para  facilitar o acesso às bases públicas e fortalecer as práticas de gestão mais claras e participativas. Para acessar os painéis e consultar os dados disponíveis, basta entrar em: https://nies.saude.sp.gov.br/ses