SES-TO alinha implementação dos bancos de dados do SUS tocantinense

A Pasta recebeu representantes do CONASS, com uma apresentação do CIEGES, um projeto de ciência de dados que possibilita o acesso informações para subsidiar os gestores

O alinhamento para implementação do CIEGES foi o principal objetivo da reunião – Foto: Dayana Nascimento/Governo do Tocantins
Para alinhar a implantação do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão Estadual do SUS (CIEGES), no Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reuniu-se, na segunda-feira, 15, com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). O CIEGES é um projeto de ciência de dados, desenvolvido e disponibilizado pelo colegiado, que visa facilitar o acesso a um conjunto de informações para subsidiar a tomada de decisão e a consulta de dados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“No Tocantins, temos o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde, que é Integra Saúde Tocantins, que nasceu em 2017, com essa finalidade, avançamos muito em relação à gestão da informação, mas queremos trazer ainda mais eficiência e qualidade ao SUS tocantinense, pois acreditamos que os dados são essenciais. Queremos unir o CIEGS e o sistema Saúde Digital para que tenhamos ao nosso alcance os principais indicadores e assim definirmos as principais estratégias que o governo irá adotar em relação à saúde”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde (SES-TO), Carlos Felinto.

A apresentação do CIEGES foi conduzida pelo gerente do Centro de Inteligência do CONASS, Sandro Terabe, o qual explicou que, “o CONASS está com essa iniciativa de criar centros de inteligências estaduais em todos os estados. Como o Tocantins já é avançado nessa questão da análise dos dados, com o Integra Saúde Tocantins, a ideia é apresentar a proposta para a  da construção de novas informações que irão subsidiar a gestão”.

“A implantação do CIEGS vai ser muito importante, não só para a tomada de decisão estratégica, realizada pelo secretário, mas também a tomada de decisão tática, que é feita pelos superintendentes, com isso poderemos tomar decisões mais assertivas no que se refere à assistência à saúde dos tocantinenses, além disso, trazer ainda mais transparência aos usuários do SUS”, destacou o técnico do Integra Saúde Tocantins, Paulo de Sousa Burgue.

Implementação do serviço

Para implementação do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão Estadual do SUS (CIEGES) no Tocantins, está sendo elaborada uma Portaria de criação do Centro e Validação dos Painéis Estratégicos, o qual fará parte do conjunto de informações disponibilizadas pela gestão estadual tocantinense.

Por Dayana Nascimento/Governo do Tocantins

Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins