A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou na quarta-feira, 12, novo treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde – Nível Fundamental (Epi-SUS-Fundamental). O curso que dura cerca de três meses busca desenvolver habilidades de epidemiologia básica para a vigilância em saúde, fortalecer a capacidade técnica para investigação de campo e responder a eventos de saúde pública. Participam multiprofissionais que atuam nas áreas técnicas da gestão estadual, no município de Palmas e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).
“No treinamento é utilizado o método chamamos aprender fazendo, para incentivar eles a atuarem frente às investigações epidemiológicas, análises de situação de saúde, respostas a eventos e emergências em saúde de pública, baseado na experiência prática de acompanhamento e investigação de campo”, afirmou a enfermeira do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/SES-TO), Arlete Lopes da Cunha Otoni.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde (SVS/SES-TO), Perciliana Joaquina Bezerra de Carvalho, “a nossa superintendência está ofertando o curso EPISUS, para a formação em epidemiologia básica com o objetivo de formar epidemiologistas de campo para atuarem na área da saúde. O uso da epidemiologia como uma ferramenta de aprimoramento da análise de situação de saúde, para predição de eventos relacionados à saúde é muito importante, bem como um planejamento eficiente e oportuno”.
A responsável técnica do EpiSUS-Fundamental no Ministério da Saúde, Tanna Morales afirmou que “é com grande alegria que damos início a mais uma turma do EpiSUS-Fundamental no Estado do Tocantins. O treinamento tem como propósito capacitar os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do SUS, fortalecendo as ações de vigilância em saúde em todo o estado. Mais do que uma capacitação, o EpiSUS-Fundamental representa uma oportunidade de desenvolver competências práticas em investigação, análise e resposta a eventos em saúde pública, contribuindo diretamente para o aperfeiçoamento dos serviços e o fortalecimento das equipes”.
Revisão Textual: Aldenes Lima / Governo do Tocantins