Sesa divulga Plano de Enfrentamento ao Novo Coronavírus

 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulga nesta terça-feira, 11, o Plano de Contingência Estadual de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19). O documento, que apresenta as estratégias traçadas para a prevenção e o controle da doença, pode ser conferido por profissionais da saúde e pela população aqui.

O planejamento estabelece diversas ações que deverão ser trabalhadas de forma integrada entre setores da vigilância epidemiológica, imunização, vigilância sanitária, vigilância laboratorial, atenção primária à saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, o plano prevê atividades com foco na comunicação para informar e também tranquilizar a sociedade sobre o tema. Não há casos da doença no Ceará. As estratégias têm como objetivo preparar a rede pública de saúde para atendimento em um eventual surgimento do novo coronavírus.

“Nós apresentamos um plano de contingência que segue as recomendações do Ministério da Saúde e padrões para todas as áreas. As diretrizes contemplam, por exemplo, logística de diagnóstico, infraestrutura de unidades e a proteção dos trabalhadores. Também tomamos todas as medidas cabíveis para informar e acalmar a população acerca do novo coronavírus por meio dos nossos canais de comunicação”, ressaltou o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

Fonte: Ascom SES/CE