Sesap apóia realização de serviços de saúde

Kelly Barros – SES/RN

Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está apoiando o projeto Circuito Saúde – idealizado pelo Sistema Fecomércio/RN, por meio do Sesc, e que consiste na oferta de serviços de saúde gratuitos à população. O Circuito estará nesta quarta-feira (17), na Comunidade do Fio, em Mossoró, para a realização de exame ocular externo para diagnóstico clínico do tracoma. No dia 16 foram realizados exames em 645 alunos em unidades escolares públicas.

No dia 18 a programação acontece no Sesc Seridó, em Caicó,  e no dia 23 o Circuito encerra o itinerário na Praça Central do município de Nova Cruz. Estarão realizando este trabalho técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesap) e da II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap). Todas as atividades são oferecidas no horário das 8h nas 12h.

O tracoma – O tracoma é doença que acomete os olhos, mais precisamente a parte interna da pálpebra superior, causada por uma bactéria. O tracoma é geralmente descrito em locais com precárias condições de vida, com inadequadas condições de habitação, grande concentração populacional, precariedade do saneamento básico e baixos níveis educacional e cultural. Outros fatores também relacionados à presença de tracoma em uma comunidade são presença de insetos vetores, deslocamentos populacionais e presença de outras doenças oculares.

Pode ser assintomático ou apresentar sintomas como irritação, vermelhidão, lacrimação, coceira, sensação de areia no olho e aversão à luz. A transmissão se dá por contato com objetos contaminados. Por isso as dicas de prevenção são: não compartilhar toalhas, roupas de cama, lavar as mãos várias vezes por dia e evitar coçar os olhos. O tratamento é simples e é feito com antibióticos. O tracoma é considerado a segunda maior causa de cegueira evitável no mundo.

Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

Imagem: Internet