Sesap capacita profissionais para melhorar atendimento de urgência no RN

Kelly Barros – SES/RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está promovendo cursos de capacitação na área de assistência a paradas cardiorrespiratórias, para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. Com início na última quinta-feira (02), a capacitação prosseguirá até este domingo (05), no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra.

O curso foi organizado pelos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano e de Natal, por meio de seus Núcleos de Educação Permanente (NEPs), com recursos do Ministério da Saúde. Ao todo, serão capacitados 500 profissionais provenientes desses serviços, assim como de grandes hospitais do Estado – Walfredo Gurgel, Santa Catarina, Maria Alice Fernandes, Deoclécio Marques de Lucena e Hospital dos Pescadores –, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pajuçara.

Ministrados por uma equipe do Hospital do Coração de são Paulo, são três os cursos oferecidos: Advanced Cardiologic Life Support (ACLS), Basic Life Support (BLS) – ambos de protocolo americano –, e Afecções Cardiovasculares, para diferentes turmas, distribuídas em diferentes horários, das 8h às 22h.

Segundo a coordenadora geral do Samu Metropolitano, Cecília Picinin, cada curso referente ao protocolo internacional de assistência cardiorrespiratória possui uma validade de dois anos, conferindo aos participantes uma carteira que assegura sua atualização na área. “Antes mesmo de vencer o prazo de validade dos cursos, já providenciamos sua realização, pois são de fundamental importância para melhorar a qualidade do atendimento na Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Rio Grande do Norte”, destacou a coordenadora.

Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN