Sesap integra projeto nacional de fortalecimento da gestão estadual do SUS

Nesta terça (26) e quarta-feira (27) uma equipe de gestores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) participa da 1ª Oficina de Planejamento Estratégico, que acontece no Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFRN.

A ação faz parte do Projeto nacional de Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS, que é uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). O objetivo é apoiar o planejamento estratégico das Secretarias Estaduais de Saúde, qualificando a gestão.

O secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, participou da abertura do evento e comentou a importância desta cooperação no sentido de repensar a lógica da gestão e os processos de planejamento. “Uma rede de saúde organizada depende de uma governança forte. Temos que qualificar práticas e sistematizar processos, trabalhar de forma integrada e cooperativa para que possamos ser referência. Para que o SUS que queremos possa ser viabilizado por uma ação gestora planejada”, disse o secretário.

Os 26 estados brasileiros aderiam ao Projeto Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS. No Rio Grande do Norte a previsão é que aconteçam duas reuniões mensais, com expectativa de conclusão das oficinas para o mês de agosto deste ano. Ainda estão previstas também reuniões de monitoramento.

Nesta primeira oficina estão sendo formados grupos de trabalhos para análise da situação inicial, formulação de objetivo, diagnóstico e avaliação. Ao longo dos encontros será elaborado um Mapa Estratégico, Plano de Ação e uma tábua de indicadores estratégicos para monitoramento do plano de ação.

“Todas estas ações visam a melhoria do desempenho da secretaria, eficiência do gasto, economicidade e consequentemente melhoria no atendimento à população”, finalizou Cipriano Maia.

 

Assessoria de Comunicação 

Secretaria de Estado da Saúde Pública

(84) 3232-2618/3232-2630

<-Voltar