Sesap investe na assistência às Pessoas Vivendo com HIV/Aids e Hepatites Virais

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, está investindo para a melhoria da qualidade da assistência às pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA), no Rio Grande do Norte. Desde o último dia 25 até 29 de novembro deste ano, a Sesap promove o 3º Curso de Capacitação para Melhoria da Qualidade da Assistência dos Serviços de Atenção Especializada (SAE) do RN.

O curso será desenvolvido ao longo de oito meses, perfazendo um total de 152 horas/aulas. O objetivo principal é capacitar as equipes multiprofissionais dos municípios que têm SAE, para prestar uma melhor assistência às PVHA. Segundo Sônia Cristina Lins, responsável técnica pelo Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, essa capacitação é um dos recursos utilizados pela gestão estadual para fortalecer a temática na rede regionalizada de saúde no RN.

O curso se destina aos profissionais médicos, enfermeiros, farmacêuticos/bioquímicos, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem que trabalham nos SAEs municipais do Estado.

Segundo Sônia Cristina Lins, para os profissionais médicos a capacitação oportunizará o conhecimento necessário para que possam obter o título de Qualificação em Doenças Sexualmente Transmissíveis pela Sociedade Brasileira de DST, durante o Congresso Brasileiro de DST, a ser realizado entre os dias 18 e 21 de agosto de 2013, em Salvador/BA. “Já para os demais participantes, possibilitará a troca de saberes e experiências, para atuação junto ao público alvo da clínica especializada para pessoas que vivem com HIV/Aids”, informou.

O curso é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) e a Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (SBDST).

 

 


Kelly Barros – Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação – ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN