Sesap reforça importância da prevenção contra as arboviroses

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) faz um alerta à população diante da chegada do período epidêmico das arboviroses, compreendido entre novembro e maio, quando as altas temperaturas, combinadas às chuvas aceleram a reprodução do mosquito transmissor, aumentando a disseminação dessas doenças. Dessa forma, é necessário intensificar os cuidados de prevenção.
Nesse sentido, a Sesap vem reforçando as ações de vigilância, com destaque para um trabalho de sensibilização quanto à importância da notificação das arboviroses, uma vez que a análise do cenário epidemiológico é essencial para o melhor direcionamento das medidas de controle do mosquito Aedes Aegypt.
Além disso, o Programa Estadual de Controle das Arboviroses destaca a importância de todos colaborarem, tomando os cuidados de prevenção: “o trabalho realizado com os carros de UBV deve ser executado como última medida. Todos devemos ser vigilantes, para que consigamos combater o mosquito nos nossos quintais, residências, ruas e bairros. É possível evitar a proliferação do Aedes aegypti por meio de medidas simples, como armazenar o lixo de forma adequada, manter as caixas d´água sempre tampadas e observar se há vasos e pratos de plantas que acumulam água parada, por exemplo”, ressaltou a responsável técnica do Programa Estadual de Controle das Arboviroses, Sílvia Dinara.
Dados
Segundo o mais recente informe epidemiológico das arboviroses no RN, referente ao período compreendido entre a Semana Epidemiológica 1 até a 42 (encerrada em 22 de outubro de 2022), foram notificados 53.014 casos de dengue no estado. Desses casos 11.330 foram confirmados, 40.596 casos considerados prováveis, 12.418 descartados, 19 óbitos confirmados e 9 em processo de investigação. A incidência apresentada foi de 1140,05 casos prováveis por 100.000 habitantes.
Com relação à Chikungunya, foram notificados no RN, até a Semana Epidemiológica 42, 18.711 casos da doença, sendo confirmados 4.205 casos, 14.113 casos considerados prováveis, 4.598 descartados e 6 óbitos confirmados. A incidência foi de 396,33 casos prováveis por 100.000 habitantes.
Já no que diz respeito à Zika, entre a semana epidemiológica 1 e 42 de 2022 no RN, foram notificados 7.662 casos da doença, sendo confirmados 609 casos, 4.059 casos considerados prováveis, 3.603 descartados e nenhum óbito confirmado. A incidência foi de 113,99 casos prováveis por 100.000 habitantes.
Prevenção
A Sesap reforça, junto à população, os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses:
• Mantenham os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;
• Esfreguem com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais;
• Não coloquem lixo em terrenos baldios;
• Mantenham as caixas d´água sempre tampadas;
• Observem vasos e pratos de plantas que acumulam água parada;
• Observem locais que possam acumular água parada como: bandeja de bebedouros e de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso;
• Recebam a visita do agente de endemias, aproveitando a oportunidade para tirar possíveis dúvidas;
• Mantenham em local coberto, pneus inservíveis e outros objetos que possam acumular água.
Fonte: SESAP/ASSECOM