Sesapi lança campanha para o carnaval: a vida é melhor sem aids

O evento contou com a participação da Banda 16 de agosto e dos reis e rainhas do carnaval da capital

Abram alas para a saúde neste carnaval. Com o tema “viver sem Aids é melhor, proteja-se use camisinha”, a campanha de combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis no carnaval foi oficialmente lançada na manhã desta sexta-feira (01) no pátio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí.

O evento contou com a participação da Banda 16 de agosto e dos reis e rainhas do carnaval da capital, que em suas performances, fizeram questão de atentar para o uso do preservativo. “Eu já estou na melhor idade, mas continuo fazendo questão de pegar o meu preservativo”, comenta em tom de brincadeira a rainha da terceira idade do carnaval do Piauí, Antonia de Amorim.

O comentário faz referência a uma das propostas da Sesapi para esse ano, que é reforçar a existência e utilidade do preservativo feminino, um método de prevenção relativamente novo e ainda desconhecido por alguns. “Temos 70 mil preservativo femininos em estoque aguardando a solicitação dos municípios, os demais já foram distribuídos”, afirma a coordenadora Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Sandra Cunha.

Na campanha deste ano, os municípios devem trabalhar com foco na população de 15 a 49 anos sexualmente ativa.  O kit em 2013 inclui camisa, bandana, e o famoso “porta camisinha” uma pequena bolsa de material sintético onde o folião pode colocar seus pertences, inclusive o preservativo.

Mais de 3 milhões de preservativos já foram entregues aos municípios do Piauí. O restante será distribuído pela Sesapi neste sábado, durante o Corso de Teresina.

Anualmente, são notificados uma média de 250 casos novos de Aids no Estado. No Piauí, de 1986 até 2011, foram notificados 4.782 casos na população em geral. Destes, 3.201 (66,9%) são residentes no Piauí, os demais casos: 1.581 (33,1%) são provenientes de outros Estados, tais como: Maranhão, Pará, Tocantins, dentre outros.

Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074