Sesapi orienta gestores sobre a tuberculose durante seminário

A Tuberculose é uma doença transmissível que tem cura. O tratamento é gratuito através do SUS

SES/PI

O Estado do Piauí registrou 856 novos casos de Tuberculose no ano de 2012. Os dados atualizados foram publicados durante o III Seminário Estadual de Tuberculose, realizado nesta terça-feira (26) no Centro de Formação Odilon Nunes, em Teresina.

O Seminário contou com a participação de representantes dos municípios, estudantes e professores da área de saúde. Durante a abertura do evento a diretora da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Telma Evangelista, ressaltou a importância de cada participação. “Quem já atua na área deve manter-se atualizado constantemente e quando essa atualização começa dentro das discussões em sala de aula, a população só tem a ganhar no que diz respeito à saúde”, comenta.

Durante toda esta terça-feira serão discutidos assuntos que dizem respeito ao tratamento e prevenção da Tuberculose. Além do diagnóstico situacional no Estado, a programação inclui apresentação de casos latentes de Tuberculose, referência secundária, diagnóstico laboratorial e relato de experiências exitosas de tratamento.

A Tuberculose é uma doença transmissível que tem cura. O tratamento é gratuito através do Sistema Único de Saúde e deve ser feito por um período mínimo de seis meses, incluindo acompanhamento médico, mesmo com o desaparecimento dos sintomas.
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio da tosse, espirro ou fala, se uma dessas pessoas estiver com a Tuberculose. Um dos principais sintomas é a tosse por mais de três semanas, acompanhadas, ou não, de febre no fim do dia. Outros sintomas incluem suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, que, ao serem identificados, indicam a necessidade de procurar o posto de saúde mais próximo.

Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074